Últimas Notícias

img4

Iretama - IDR – Paraná IAPAR/EMATER Orienta Produtores de leite no processo de ensilagem



O projeto leite é prioritário para atendimento pelo profissional lotado na unidade local do IDR Paraná IAPAR/EMATER, por ser a fonte principal de renda da agricultura familiar no município.

O Município de Iretama situa-se na Região Centro Ocidental Paranaense, possui área territorial de 57.045 hectares, destes 22.800 hectares aproximadamente esta ocupados com pastagens nativas e cultivadas, possui mais de 700 agricultores familiares sendo que 466 são produtores de leite que juntos plantaram 600 hectares de milho para silagem.  (Dados realidade Municipal 2019). Em vista disto, os produtores assistidos estão recebendo orientações nas propriedades para que façam um volumoso conservado com qualidade para alimentar seus animais, no período de escassez de forragens.

A ensilagem é um dos métodos de conservação mais utilizados no estado do Paraná para garantir o suprimento de alimentos durante o período do inverno. É um processo muito antigo e utilizado para a conservação de forragens, baseado na fermentação dos açucares da planta e acidificação (redução do pH) A manutenção da qualidade da silagem nos silos depende da manutenção da estabilidade do Ph e da preservação da vedação dos silos.

Inúmeras forrageiras podem ser utilizadas para o propósito da ensilagem, entretanto o milho é a forrageira mais utilizada na região, ela se destaca devido a características altamente desejáveis como: Alta produtividade, baixo poder tampão, alto teor de açucares e elevado teor energético.

Clovis Paiano, produtor de leite disse: “Esse ano estou muito satisfeito com a produtividade por área da minha silagem, graças a assistência técnica que venho recebendo do Instituto, estou conseguindo fazer um planejamento forrageiro para minhas vacas”.

Fonte - unidade local IDR – Paraná IAPAR/EMATER





Postar um comentário

0 Comentários