Últimas Notícias

Agricultores familiares de Roncador iniciam o fornecimento de produtos para a Cooperativa Coamar

                                                                                                         Publicado por Itma A. Iszczuk

Um grupo de agricultores familiares de Roncador organizado pelo IDR – Paraná- Instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, iniciaram nesta terça feira, dia 05 de Maio o fornecimento de seus produtos para a Cooperativa Agropecuária Matoriquense (COAMAR) do município de Mato Rico, que é uma cooperativa que comercializa produtos da agricultura familiar. A produção comercializada visa atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE estadual.

A iniciativa do IDR – Paraná surgiu devido a demanda por meios de comercialização dos produtos da agricultura familiar do município. Desde então foi realizada uma parceria entre IDR – Paraná, Coamar e prefeitura para um projeto conjunto de organização dos agricultores e comercialização da produção.

A idealização do projeto contou com várias fases e iniciou-se em meados do ano de 2019 em que foi realizada uma reunião com os agricultores interessados em comercializar a produção. Na ocasião, os representantes da Coamar apresentaram o funcionamento da cooperativa e ressaltaram a sua atuação no estado, que atualmente atende diversos municípios nas chamadas públicas atendendo escolas, exército, dentre outras entidades.

No decorrer do ano, foi organizada uma visita dos agricultores à cooperativa com o objetivo de conhecer a estrutura física e o trabalho que vem sendo desempenhado por ela, bem como vislumbrar possibilidades de novas parcerias a serem firmadas.

A associação dos agricultores familiares de Roncador na Coamar foi realizada durante uma reunião no município em que foram cadastrados 17 novos associados roncadorenses.

Já no ano de 2020, iniciou-se a organização dos produtores para o início do fornecimento dos produtos para a cooperativa. Para isso, primeiramente, foram realizadas algumas visitas às propriedades visando realizar um levantamento da produção. 

Posteriormente, foi criado pelo IDR – Paraná um grupo no watsapp formado pelos associados roncadorenses, com objetivo de organizar as entregas com postagens de informações sobre dia e horário da entrega dos produtos, organização quanto ao tipo e quantidade que cada produtor irá entregar, qualidade do produto, documentação, dentre outras informações relevantes.

Nesse grupo, foi possível organizar os agricultores para a primeira entrega de produtos que aconteceu nesta terça feira, dia 05 de maio. A recepção dos produtos aconteceu no município de Roncador e foi posteriormente transportada pela prefeitura até o município de Mato Rico. Em breve os agricultores do município contarão com um barracão que será destinado pela prefeitura para recebimento dos produtos.

Essas novas parcerias firmadas entre o IDR – Paraná, Coamar e Prefeitura, traz grandes benefícios para a agricultura familiar, pois possibilita a inserção dos seus produtos no mercado e até mesmo a ampliação da comercialização da sua produção, dinamizando as economias locais, com aumento da geração de renda e melhoria na qualidade de vida no meio rural.


Fonte- IDR – Paraná- Instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater, unidade local de Roncador.





Postar um comentário

0 Comentários