Últimas Notícias

img4

COLHEITA E VENDA DO PINHÃO NO PARANÁ ESTÃO LIBERADAS A PARTIR DE HOJE

Contudo, a recomendação do Instituto Água e Terra do Paraná é para que se espere os frutos caírem para, então, fazer a coleta.

A colheita e a venda do pinhão estão liberadas no estado a partir desta quarta-feira (1º). Contudo, a recomendação do Instituto Água e Terra do Paraná é para que se espere os frutos caírem para, então, fazer a coleta.

Conforme o instituto, isso é um sinal mais garantido da maturação. Além disso, evita que a pessoa corra o risco de queda ao subir numa araucária.
O objetivo da data para início do comércio e da colheita é proteger a reprodução da araucária, que é a árvore símbolo do Paraná e está em extinção, além de garantir o consumo sustentável.


Ainda conforme o Instituto, mesmo sendo colhido na data permitida, é proibido o consumo e venda do pinhão verde. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade.

Se consumido ainda verde, pode prejudicar a saúde, podendo causar problemas como a má digestão, náuseas e até episódios de constipação intestinal, segundo o instituto.


Fonte: e103.fm











Postar um comentário

0 Comentários