Últimas Notícias

Iretama - Emater incentiva a conservação de forragem com sorgo gigante boliviano.


O Município de Iretama situa-se na Região Centro Ocidental Paranaense, possui área territorial de 57.045 hectares, destes 22.000 hectares aproximadamente estão ocupados com pastagens nativas e cultivadas, possui mais de 700 agricultores familiares sendo que mais de 400 são produtores de leite que juntos plantaram 367 há de milho para silagem.  (Dados realidade Municipal 2018)

Buscando levar informações e recomendações relacionadas ao tema o Instituto de desenvolvimento do Paraná IAPAR/Emater, em parceria com a prefeitura através da secretaria municipal de agricultura, Agro União Ltda e a empresa agricomseeds, realizaram um dia de campo sobre o sorgo boliviano AGRI 002E e alguns matérias de milho,  evento realizado no centro de produção do próprio município.

A ensilagem é um dos métodos de conservação mais utilizados no estado do Paraná para garantir o suprimento de alimentos durante o período do inverno. É um processo muito antigo e utilizado para a conservação de forragens, baseado na fermentação dos açucares da planta e acidificação (redução do pH ) A manutenção da qualidade da silagem nos silos depende da manutenção da estabilidade do Ph e da preservação da vedação dos silos.

Nesse evento os produtores receberam informações sobre o sogo gigante boliviano, com relação a produtividade por área, valores bromatológicos, e manejo com relação a cultura. Por se tratar de um material novo no mercado, os produtores fizeram várias perguntas ao palestrante.

Segundo o engenheiro agrônomo da Coamo, Marcos Guenca: “Eventos como esse são de grande importância para os produtores de leite do nosso município, a Emater vem fazendo um excelente trabalho no nosso município e está de parabéns por amostrar novas variedades de sorgo e milho para os produtores”.

O projeto leite e prioritário para atendimento pelos profissionais lotados na unidade local do Emater por ser a fonte principal de renda da agricultura familiar no município.

Fonte – Instituto Emater - unidade  municipal de Iretama – Fone: (44) 3573-1261 – e-mail – iretama@emater.pr.gov.br













Postar um comentário

0 Comentários