Últimas Notícias

img4

Horto de plantas medicinais de Roncador


                                        Por Itma A. Iszczuk

Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, iniciou-se o projeto Hortas Urbanas e Horto de Plantas Medicinais, pelo Programa Roncador Sustentável, em parceria com o Projeto da Saúde  Farmácia Viva no SUS.

Aconteceu um mutirão para a implantação do horto, que está localizado em Jardim Anchieta.

Participaram do projeto o Programa Roncador Sustentável que é desenvolvido através do Departamento de Meio Ambiente  e Universidade Estadual de Maringá, em parceria com a Secretaria de Saúde e demais secretarias como o CRAS, bem como os produtores da horta o  Senar e a comunidade roncadorense.

As mudas foram cedidas pela comunidade, Centro Integrado de Campo Mourão, e também foram recebidas mudas do estado do Rio Grande do Sul, e da cidade de foz do Iguaçu por irtermédio de Karina Calil Caparroz que é instrutora do Senar.

Segundo a Diretora da Coleta Seletiva e Gestora do Programa Roncador Sustentável Elizabete Marcheski, é de grande importância a união das pessoas para que o projeto ocorra, as pessoas tem se unido para cuidar do seu “locus, com ações sustentáveis, pois mudamos o mundo com pequenas ações, e quando cada um faz a sua parte, afirma. “O objetivo do horto é de que logo tenhamos as plantas para fazer a secagem e as mesmas serem receitadas pelo SUS, junto ao  Programa Farmácia Viva, que é um projeto da Secretaria da Saúde, Conclui a Gestora. 

Confira abaixo a lista das plantas medicinais que teremos no horto e fazem parte da RENAME:


FHortelã, Melissa, Mil Folhas, Pata de Vaca, Quebra Pedra, Tomilho, Babosa, Alcachofra, Erva Cidreira Brasileira (cipó), Capim Limão, Chapéu de Couro, Dente de Leão, Malva, Mentrasto, Losna, Sálvia, Sete Sangrias, Tanchagem, Arruda, Bardana, Espinheira Santa, Ginseng Brasileiro, Guaco, Carqueija, Manjerona, Marcela, Maracujazeiro, Sabugueiro, Poejo, Alecrim, Manjericão, Catinga de Mulata, Cavalinha, Camomila, Calêndula.



























Postar um comentário

0 Comentários