Confira dicas de como investir o 13º salário


Com a chegada do fim do ano, alguns trabalhadores recebem o 13º salário. A primeira parcela é paga até novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. No período de compras e férias, muitos acabam se empolgando com os gastos. Os especialistas em finanças recomendam que as pessoas usem esse dinheiro com consciência e aproveitem para quitar dívidas, além de organizar as contas do início do ano. Com um bom planejamento financeiro, ainda é possível investir o 13º, ou pelo menos parte dele.

Renegociar dívidas e pagar as contas 
Para aqueles que estão endividados, o gerente de investimentos da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Luiz Crivelenti, orienta que a prioridade deve ser resolver as pendências financeiras. Com o dinheiro extra, é possível quitar e renegociar dívidas. “É preciso avaliar bem a sua situação e o limite de parcelas que cabe dentro do orçamento. Em alguns casos, uma alternativa é buscar outra instituição e pedir a portabilidade de crédito. No Sicredi temos linhas de crédito bem abaixo das demais instituições do mercado”, comenta.

Outra consideração importante é que no início do ano chegam despesas como IPVA, IPTU, rematrícula e material escolar. “Se você não se organizou ao longo do ano para pagar essas contas, o 13º pode ser útil e, assim, evitar que você entre em dívidas”, explica Crivelenti.  

Investir de acordo com prioridades 
Agora, para quem não precisará utilizar o 13° para pagar contas, essa é uma boa oportunidade de investir. “O primeiro passo é conhecer seu perfil e estabelecer objetivos e prazos”, diz o gestor.

Para o investidor que pode precisar do dinheiro a qualquer momento para cobertura de eventuais emergências, Luiz orienta um investimento conservador, evitando a exposição em ativos de risco. “Neste caso, recomendamos a poupança e outros produtos de renda fixa. A poupança, por exemplo, não tem incidência de tributação e taxa de administração, além de ser um investimento seguro e regulamentado pelo Banco Central. Apesar da rentabilidade ser a mesma em qualquer instituição financeira, no Sicredi temos a modalidade da poupança premiada”, afirma Crivelenti.

No médio prazo, para aqueles que pensam em aquisições futuras, como troca de automóvel ou viagens, há ativos que podem ter um pouco mais de exposição e risco moderado. A partir daí, o investidor começa a enxergar um aumento considerável na rentabilidade dos seus investimentos. Luiz dá como exemplo alguns produtos, como LCI, LCA e CDB, entre outros que o consultor pode orientar no momento da contratação.

Já no planejamento de longo prazo, que pode ser até para uma aposentadoria, é possível buscar produtos que tragam benefícios fiscais, como os planos de previdência e também os ativos com maior exposição ao risco, como ações e fundos atrelados à bolsa de valores.

No geral, a recomendação é não colocar todos os ovos na mesma cesta. Esta é uma analogia usada no mercado de investimentos para explicar que, diversificando o dinheiro em diferentes produtos, é possível atingir o propósito.

Benefícios do Cooperativismo 
Segundo a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização em que todos são donos do próprio negócio, e continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta.

O Sicredi é uma instituição financeira que tem o cooperativismo como propósito. Ao abrir uma conta, o associado tem acesso a produtos e serviços financeiros com preços justos e valores abaixo do mercado. A instituição atua com um modelo de negócio tradicional e ao mesmo tempo moderno, alinhado aos mais atuais conceitos de economia, como a criativa, a compartilhada e o capitalismo consciente.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri é uma cooperativa com 31 anos de história, mais de 136 mil associados, distribuídos em 77 agências. A Cooperativa atua nas regiões Oeste e Noroeste do Paraná e Capital e Abcd Paulista. A instituição se destaca pelo atendimento aos associados e pela preocupação com o desenvolvimento da comunidade.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
 
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Assessoria de imprensa da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
Compartilhe no Google+

Você e Região

Noticiando e informando com responsabilidade.

"Procure olhar com os olhos de sua alma e verás nas coisas simples grandes valores."
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments:

Postar um comentário

Março
05 a 11 Farmácia Pague Menos
12 a 18 Farmácia Santa Clara
19 a 25 Farmácia Imperial
26 a 01 de Abr Farmácia Drogafarma

Abril
02 a 08 Farmácia São Marcos
09 a 15 Farmácia Pague Menos
16 a 22 Farmácia Santa Clara
23 a 29 Farmácia Imperial
30 a 06 de Maio Farmácia Drogafarma

Maio
07 a 13 Farmácia São Marcos
14 a 20 Farmácia Pague Menos
21 a 27 Farmácia Santa Clara
28 a 03 de Jun Farmácia Imperial
Junho
04 a 10 Farmácia Drogafarma
11 a 17 Farmácia São Marcos
18 a 24 Farmácia Pague Menos
25 a 01 de Jul Farmácia Santa Clara

Julho
02 a 08 farmacia imperial
09 a 15 farmacia drogafarma
16 a 22 farmacia sao marcos
23 a 29 farmacia pague menos
30 a 05 de Ago farmacia santa clara

Agosto
06 a 12 Farmácia Imperial
13 a 19 Farmácia Drogafarma
20 a 26 Farmácia São Marcos
27 a 02 de Set Farmácia Pague Menos
Setembro
03 a 09 Farmácia santa clara
10 a 16 Farmácia imperial
17 a 23 Farmácia drogafarma
24 a 30 Farmácia sao marcos
Outubro
01 a 07 Farmácia Pague Menos
08 a 14 Farmácia Santa Clara
15 a 21 Farmácia Imperial
22 a 28 Farmácia Drogafarma
29 a 04 de Nov Farmácia São Marcos
Novembro
05 a 11 Farmácia Pague Menos
12 a 18 Farmácia Santa Clara
19 a 25 Farmácia Imperial
26 a 02 de Dez Farmácia Drogafarma
Dezembro
03 a 09 Farmácia São Marcos
10 a 16 Farmácia Pague Menos
17 a 23 Farmácia Santa Clara
24 a 30 Farmácia Imperial

31 a 06 de janeiro de 2017 - Farmácia Drogafarma