Últimas Notícias

img4

PARCERIA IRÁ ESTIMULAR HORTAS NAS ESCOLAS NA REGIÃO DA COMCAM


O Instituto Emater e a secretaria de educação através do núcleo regional de Campo Mourão, tem firmado parceria para atender as escolas, principalmente as 16 do Campo na região da Comcam, para estimular a alimentação saudável, por meio da implantação de hortas nas escolas, a meta é reduzir os índices de sobrepeso, obesidade, anemia e diabetes infantil nas escolas, por meio da mudança de hábitos alimentares.

Na prática os técnicos do Instituto Emater irão orientar sobre as técnicas de instalação das hortas, principalmente o extensionista e professor José Carlos Denck da Emater de Nova Cantu que coordena esse trabalho na região, durante as atividades nas hortas, as crianças vão aprender técnicas de manejo do solo e de produção de alimentos. Também irão programar o plantio de vegetais destinados à alimentação nutritiva e sustentável, com atividades envolvendo várias disciplinas, integrando estudantes, professores, agentes de apoio e comunidade das escolas públicas estaduais. O projeto pretende inserir no cotidiano dos estudantes atividades teóricas e práticas que discutam os benefícios do consumo de alimentos naturais e sem agrotóxicos. Os estudantes também serão estimulados a se envolver com o trabalho, passando a multiplicar o que aprenderem junto à família e à comunidade.

Para organizar o trabalho em Campina da lagoa no dia 22/10/2019 foi realizado um evento motivacional nas dependências da Secretaria municipal de educação, a pedido da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Mariza Pianaro Lunardelli, para tratar do assunto ” Hortas Escolares” e seu contexto.

Participaram do evento a secretaria Mariza, o corpo diretivo de todas Escolas do municipal, tanto as localizadas no meio urbano, como as que pertencem aos três distritos.

O instituto Emater representada pelo extensionista José Carlos Denck, demonstrou os inúmeros benefícios que a comunidade escolar e seu entorno recebem com a instalação da horta escolar, tal enfoque traz também o debate da interdisciplinaridade que envolve o tema, tendo também ligação benéfica nos conceitos de educação ambiental, Alimentação Saudável e na sustentabilidade Ambiental como um todo.

Ficou claro a intenção de implantar horta em no mínimo 07 escolas municipais e na sequência serão feitas visitas in loco para levantar potencialidades e fragilidades nos espaços possíveis de serem usados.

Fonte - Unidade local Emater de Nova Cantu.





Postar um comentário

0 Comentários