Últimas Notícias

img4

Metformina e as Vitaminas B12 e B9 e suas relações

                                                                                                                  Por Cristiane Faria

Há anos venho comentando sobre essa interação mas é sempre importante alertar. 

A metformina é recomendada como terapia de primeira linha do diabetes, devido à boa eficácia clínica e baixa incidência de eventos adversos de acordo com a Associação Americana de Diabetes ADA.

Entretanto, recentes estudos demonstraram que a metformina deve ser utilizada com precaução pois seu uso está associado à anemia e à má absorção de vitamina B12 e B9 (ácido fólico), o que pode ser devido a um efeito mediado sobre a motilidade do intestino delgado e, assim, repercutir na diminuição destas  vitaminas. Dessa forma, a deficiência de vitamina B12 e B9 está associada ao uso de metformina em pacientes diabéticos
.
A suplementação com vitaminas do complexo B pode ser benéfica mesmo em pacientes com níveis plasmáticos B12 dentro do intervalo normal.

Alimentos como salmão, ovos, queijos, carnes são ótimas fontes de vitamina B12 .
Uma gestão inadequada da polimedicação pode ter como consequência problemas graves de saúde, então #ficaadica toda medicação deve ser usada de forma consciente não podemos se habituar a “remediar “ e sim  usar medicações com sabedoria.

É importante ressaltar que medicamentos com eliminação renal com envolvimento dos mesmos transportadores usados pela metformina (OCT2, MATE1, MATE2K) ou medicamentos inibidores desses transportadores, devem ser usados com cautela quando a metformina é tomada concomitantemente

Portanto, é necessário precaução quando os pacientes são tratados concomitantemente com cimetidina, procainamida, trimetoprim, digoxina, amilorida, quinidina, ranitidina, vancomicina, cefalexina ou pirimetamina . 

Qualquer dúvida procure sempre um farmacêutico.


Postar um comentário

0 Comentários