Últimas Notícias

img4

DIA DA ÁRVORE É COMEMORADO EM ARARUNA



O Instituto Emater de Araruna realizou uma atividade prática alusiva ao “Dia da Árvore”, que é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro, antecedendo o início da primavera (23) no Hemisfério Sul. Com o apoio da direção, equipe pedagógica, professores e funcionários, os alunos do Colégio Estadual Joana D´Arc acompanharam as orientações bem com realizaram o plantio de árvores nativas.

No município de Araruna-PR, foram entregues seiscentas mudas, distribuídas em três Escolas Estaduais e APAE, sendo uma das ações do programa “Paraná Mais Verde”.

A solenidade do plantio ocorreu simultaneamente na tarde do dia 23 de setembro nos 399 municípios do Paraná. Dentre as espécies, destacamos a Gabiroba, Jaboticaba Amendoim e Aroeira Pimenteira. Destaque ao funcionário Jair Hermelindo de Oliveira, que foi eleito como padrinho do programa na escola. Jair, dentre outras funções, cuida da arborização e da horta no colégio.

Temas muito discutidos recentemente pelas sociedades têm ralação direta com as árvores, como a falta de água e invernos mais quentes. Com o objetivo de mostrar aos alunos a importância das árvores no nosso planeta, o responsável local pelo Emater Darwin Caleff Ramos elencou alguns pontos importantes: como ajudam a diminuir a poluição do ar; Retenção de Carbono da atmosfera; Barreira contra vento, ruído e luz; Ajuda no controle de temperatura e umidade do ar; Proporciona sombra; Interceptação da água da chuva; Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes; Fonte de medicamentos, chás, resina e madeira; dentre outros.

Darwin também mostrou para os alunos a maneira adequada para se plantar um “muda” de árvore para que os alunos pudessem replicar esse conhecimento na comunidade. Mostrou como faz a preparação do “berço” de plantio, uma vez que estamos transplantando um ser vivo, e não “cova”, que são para depositar aquilo que já morreu.

Segundo Darwin a prática estimula a conscientização dos alunos e promove a formação de uma consciência preservacionista.


Fonte:  Emater/Araruna – Fone (44) 3562 1225 - e-mail: araruna@emater.pr.gov.br









Postar um comentário

0 Comentários