Últimas Notícias

img4

Futuro do cooperativismo de crédito é discutido durante Fórum Nacional do Sicredi

Presidentes e Diretores da instituição estiveram reunidos para debater o planejamento estratégico e desafios para os próximos anos

O Sicredi – cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – realizou o Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos entre os dias 21 e 23 de agosto, na Chapada dos Guimarães (MT). Na edição deste ano, com o tema "Conexões para o futuro", o objetivo foi refletir sobre o futuro da instituição e do Cooperativismo de Crédito no Brasil. O evento teve a participação de 250 representantes das cinco centrais e 113 cooperativas de crédito que integram o Sistema.
“A união foi o que nos trouxe nessa caminhada de mais de 100 anos. A união fez com que construíssemos bases importantes e mantivéssemos o respeito pela nossa missão, visão, valores, pelas nossas normas, princípios e áreas de atuação. Que a nossa união possa nos conduzir para o próximo ciclo que estamos começando”, afirmou o presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Manfred Alfonso Dasenbrock.

A abertura ainda contou com as boas-vindas do anfitrião do evento, João Carlos Spenthof, que é vice-presidente do Conselho da SicrediPar, presidente da Central Sicredi Centro Norte e presidente do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito. Em sintonia com a introdução realizada por Dasenbrock, o diretor de Regulação do Banco Central do Brasil (BACEN), Otávio Ribeiro Damaso, comentou sobre as aspirações do BACEN para o futuro do Cooperativismo de Crédito no País.

Durante o segundo dia do Fórum, o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, fez um resgate da natureza do Sicredi e como ela é importante para os desafios da instituição. “A grande sacada do Sicredi é saber atender a cada um dos públicos do jeito que eles são, se adaptar aos diferentes cenários e fazer bem o nosso trabalho em todos eles. Nossa natureza cooperativa vai nos levar juntos para o futuro de sucesso que queremos construir”, ressaltou.

O Fórum também teve espaço para o debate de conceitos de diversidade e inclusão nos âmbitos da instituição, dos associados e da educação financeira, com uma apresentação do sócio fundador da consultoria Mais Diversidade, Ricardo Sales.

Cinco cooperativas das diferentes centrais regionais do Sicredi participaram de um painel apresentando iniciativas dos programas sociais que impactam no desenvolvimento das regiões onde são desenvolvidos. A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP foi representada pelo Assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo, Adriano Gil Fernandes, que apresentou o projeto de Educação Financeira: “Cooperação Na Ponta do Lápis”.  O movimento realizado durante a Semana Nacional de Educação Financeira mobilizou 180 colaboradores voluntários que desenvolveram mais de 430 ações, em toda a área de atuação da Cooperativa, impactando mais de 20 mil pessoas.

Ao final do evento, os fundadores da No One Business Transformation Through Design, Marcelo Quinan e Mariana Gutheil, fizeram uma reflexão sobre como devemos nos preparar para o futuro e falaram sobre o novo papel da liderança em um mundo mais dinâmico e inclusivo.

Conexão 

Com o objetivo de criar um espaço de troca, ao longo de todo o evento, foi realizado o “Momento Conexão”. Os participantes foram convidados a dividir o palco com os palestrantes para ampliar as reflexões sobre os temas debatidos durante a programação, entre eles, “Nossas Forças e Diferenciais + Desafios para o Próximo Ciclo”, “Modelo Fisital, Digital e Inovação”, “Diversidade + Programas Sociais que nos Inspiram” e “Preparando as Pessoas para o Futuro”.


 Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP é uma cooperativa com 30 anos de história, mais de 131 mil associados, distribuídos em 77 agências. A Cooperativa atua em São Paulo (capital), Abdc Paulista e regiões do Oeste e Noroeste do Paraná. A instituição se destaca pelo atendimento aos associados e pela preocupação com o desenvolvimento da comunidade.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.




Postar um comentário

0 Comentários