Últimas Notícias

img4

Alunos da APAE de Barbosa Ferraz participam de passeio ecológico



Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barbosa Ferraz tiveram uma tarde diferente nesta sexta-feira (16), através de um passeio ecológico, os estudantes se aproximaram da vida ao ar livre e se sensibilizaram sobre a importância da preservação ambiental.

Com belas paisagens e cercado por vegetações e arvores, o salto do rio Corumbataí, localizado no bairro São Judas Tadeu, em Barbosa Ferraz, foi o local escolhido para recepcionar alunos e professores que foram orientados sobre a importância do meio ambiente na vida do planeta e que a preservação ambiental depende muito da sensibilização e participação de todos os indivíduos de uma sociedade.

Marcílio Pinto Barbosa, secretário da agricultura e meio ambiente de Barbosa Ferraz, explicou aos estudantes o que é a fauna e a flora de uma região e também que a manutenção delas para o equilíbrio do meio ambiente é extremamente importante, falou sobre “mata ciliar” e de sua função ambiental na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hidrológicos e conservação da biodiversidade. “O nome “ciliar” é dado por ficarem cercando as águas, e serem tão importantes para a sua conservação quanto são os cílios para os nossos olhos”, concluiu.

Para Marcos Brito do instituto EMATER, o meio ambiente é tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros, “a preservação dos recursos naturais é a única forma de se garantir e conservar o potencial evolutivo da humanidade” concluiu.

Os estudantes fizeram perguntas, cantaram músicas e deram muitas risadas durante um delicioso “piquenique”, onde todos comeram e se divertiram. “O contato com a natureza é uma forma de romper com os paradigmas educacionais e a tarde de hoje marcará para sempre a vida dos nossos alunos”, afirmou a professora Gracilda Pasquim que encerrou o passeio agradecendo o empenho de todos.

A realização é uma parceria Emater, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz e APAE.

Fonte - Unidade local Emater de Barbosa Ferraz.






Postar um comentário

0 Comentários