Últimas Notícias

img4

Luiziana realiza 3º encontro de Agricultores familiares



Foi realizado no último dia 18 de julho o Terceiro Encontro Municipal de agricultores Familiares de Luiziana, com a participação de mais de  90 pequenos agricultores assistidos pela unidade municipal do Emater, principalmente nas linhas de credito no Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, com recurso do governo Federal, participaram também o gerente regional do Emater Jairo Marins de Quadros, o gerente do Banco do Brasil de Campo Mourão Paulo, do Sicredi local Paulo Ossuci, o presidente do sindicato dos trabalhadores de Campo Mourão e Luiziana Sr. Júlio, vereadores e lideranças locais e regionais.

O evento foi uma parceria entre Governo do Estado através do Instituto Emater, Prefeitura de Luiziana, Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Fetaep, Senar e agentes financeiros como o Banco do Brasil e Sicredi.

A primeira palestra foi do economista Marcelo Garrido Moreira da Seab/deral de Curitiba com o tema mercado futuro de grãos e outras atividades, já Anderson Macena do STTR comentou sobre conquistas e desafios da agricultura familiar e Solange Santos do Emater/Fetaep sobre a força da organização rural feminina.

Na sequência a responsável local pelo Emater, Laura H G da Silva iniciou  sua palestra comentando que o Pronaf continua sendo a principal política pública direcionada ao desenvolvimento da Agricultura Familiar, grande parte dos 300 mil agricultores familiares do Paraná ainda não acessam o Pronaf, especialmente para investimentos e custeios produtivos, “os principais objetivos do programa são: ferramenta essencial de apoio ao agricultor, melhorar processo de produção, melhorar as condições de infra estrutura das propriedades , implantar mecanismos de agregação de renda Implantar novas alternativas de renda, sendo que na safra 2018/2019 foram aplicado na cidade recursos na ordem de R$4.368.125,00 com 228 projetos de custeio e investimento” comentou Laura.

Palestraram também técnicos do Banco do Brasil, Sicredi e Sindicato Rural, e aproveitando a ocasião os participantes foram orientados sobre a legislação referente a convivência e controle da formiga cortadeira, que e tema de campanha estadual na segunda semana de julho.

Os organizadores além das informações prestadas, deixaram suas estruturas regionais e locais para tirar dúvidas e atender os produtores interessados.

Fonte- unidade local instituto Emater de Luiziana.





Postar um comentário

0 Comentários