O município de Janiópolis localizado na  região centro ocidental paranaense, pertencente a Comcam- comunidade dos municípios da região de Campo Mourão, possui uma área de 33.565 há, destes mais de 21.000 são utilizados para cultivos anuais, principalmente grãos, mas o cultivo de 400 há de mandioca de mesa e indústria tem gerado substancial acréscimo de renda para os 40 agricultores familiares que exploram a atividade.

A produtividade média e 17 toneladas por hectare e a comercialização e toda na região, o setor mandioqueiro tem buscando apoio da municipalidade e do Instituto Emater para melhoria na qualidade e quantidade produzida com melhoria na renda e na qualidade de vida dos produtores, bem como na geração de empregos e tributos ao município.

Visando agregar conhecimento e novos parceiros ao processo produtivo o Emater e a prefeitura realizaram em 10/07 um dia de campo para divulgar novas cultivares e tecnologias apresentadas por profissionais do Emater, Iapar e Embrapa.

Os 130 produtores participantes de Janiópolis, Farol, Goioere, Ubiratã, Araruna e Tuneiras do Oeste, foram recebidos com café da manhã na propriedade do sr. José Barbosa de Araújo na comunidade São Domingos, logo após foram divididos em três grupos e conduzidos para as baterias, a primeira delas conduzida pelo extensionista local José Cláudio do Prado falou das variedades e suas produtividades com as tecnologias de cultivo recomendadas, a segunda foi conduzida pelo Dr. em agronomia do Iapar de Paranavai Mário Takahashi, que apresentou aos produtores algumas variedades desenvolvidas e adaptadas para a região para mesa e indústria, completando as informações o Dr. Marcelo Ribeiro Romano da Embrapa de Londrina também apresentou variedades desenvolvidas com alto rendimentos para mesa e indústria.

Os produtores percorreram as três baterias e tiveram oportunidade de debater situações e problemas relacionados a cultura com os profissionais. Além dos produtores estiveram presentes o gerente do Emater Jairo Martins de Quadros, o prefeito Ismael Dezanoski, representante do Banco do brasil, Equagril, farinheira bredapolis e técnicos do Emater acompanhando as excursões da região.

A realização foi do Emater e prefeitura com apoio do Iapar, Embrapa, Farinheira Bredapolis, Equagril, Mercado Coelho, Maq peças e  Banco do Brasil.

Os diversos materiais plantados serão distribuídos(manivas) aos produtores da região, sendo que boa parte das variedades foram distribuídas na hora pela Embrapa e Iapar aos interessados.

No encerramento foi entregue mais um trator financiado pelo Banco do Brasil no programa “trator Solidário”, sendo o de número 603 entregues na região, e os participantes tiveram um farto almoço no barracão da comunidade local.

Fonte - Unidade local Emater de Janiópolis
Apoio - Área de comunicação, eventos e marketing da unidade regional Emater de Campo Mourão.