Últimas Notícias

img4

Vereadores Mirins tomam Posse na Câmara Municipal de Roncador


1ª Legislatura dos Vereadores Mirins eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem.

Fotos: Claudinei Prado

Na noite dessa segunda feira, dia 10 de junho de 2019, aconteceu na Câmara Municipal de Roncador – PR, a posse da 1ª Legislatura dos Vereadores Mirins eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem.

O Projeto Parlamento Jovem foi uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná, que propôs aos juízos eleitorais de todo o Estado o desenvolvimento nas Escolas de conteúdos relativos a política, cidadania, importância do voto e conhecimento das funções dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A juíza eleitoral da Comarca de Iretama, Dra. Ana Carolina Catelani de Oliveira encampou o Projeto, que foi desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Roncador e implantado no Colégio Estadual General Carneiro.

Coordenados pela professora Claudineia Siqueira de Souza Uhren, sob a direção do Professor e Diretor Mario Korpan, os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio foram estimulados a refletir sobre a importância do voto, da política, da cidadania e a buscar a conhecer e compreender o funcionamento do Poder Legislativo e Executivo. Fizeram visitas a Prefeitura  e a Câmara Municipal, ao Fórum Eleitoral e Estadual, onde tiveram contato direto com a Prefeita, com os vereadores e com a juíza, entendendo um pouco sobre o funcionamento de cada poder.

No desenrolar do projeto, os alunos vivenciaram como funciona uma eleição na prática. Filiaram-se a 5 partidos criados especialmente para esse Projeto, que tratavam de temas de interesse dos jovens, tais como Saúde, Educação, Segurança, Esporte, Lazer, entre outros. Realizaram convenções partidárias, escolheram seus candidatos, sendo um menino e uma menina de cada partido.

O TRE-PR expediu títulos de eleitor oficiais para todos os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, que puderam votar nas urnas eletrônicas que são utilizadas no processo eleitoral regular.

Dos 10 candidatos, foram eleitos os 5 mais votados, sendo 4 mulheres e 1 homem.

Os eleitos foram: Amabilin Fernanda Bonfim Pinto, Izadora Santos Waltmann, Maria Fernanda Galvão da Silva, Maria Eduarda Martins França e Pedro Eduardo Lupes.

Os eleitos foram diplomados pela Justiça Eleitoral de Iretama em 23 de maio de 2019 e ontem (10) de maio, tomaram posse na Câmara Municipal de Roncador, prestando o compromisso oficial, assim como fazem os vereadores municipais.

Estiveram presentes na solenidade a Prefeita Municipal Dra. Marilia Perotta Bento Gonçalves, o Presidente da Câmara José Carlos da Silva Campos bem como todos os demais vereadores, A juíza da Comarca Dra. Ana Carolina Catelani de Oliveira, a Promotora de Justiça Dra. Arace Razaboni Teixeira, a representante do Cartório Eleitoral de Iretama Marcia Sayuri Watanabe Carnelós, o diretor do Colégio Estadual General Carneiro, professor Mario Korpan, professores, alunos, familiares dos Vereadores mirins e comunidade em geral.



























Postar um comentário

0 Comentários