Últimas Notícias

img4

PRESIDENTE DA SICREDI VALE DO PIQUIRI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO EM PALOTINA


A Câmara de Vereadores de Palotina PR realizou, na última sexta-feira (07), a Sessão Solene de entrega do título de Cidadão Honorário do município à Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

A homenagem foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária do dia 18 de março, em uma iniciativa do vereador José Pedro Bento Filho. O autor da proposição enalteceu que a atuação do líder do cooperativismo de crédito tem projetado Palotina em âmbito nacional de forma muito positiva e que a concessão do título reconhece seu grande esforço em fomentar o desenvolvimento local à frente de uma das instituições mais importantes do cooperativismo de crédito do Brasil. “Jaime Basso é merecedor desta honraria por tudo o que já fez e faz por Palotina”, disse.

Para Jaime Basso, este título é resultado do trabalho e da confiança dos mais de 130 mil associados, 1000 colaboradores, conselheiros e diretores da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. “Sinto-me muito honrado em poder representar a Cooperativa nesta homenagem, que é uma conquista coletiva para nosso empreendimento e nos encoraja a continuarmos trilhando este caminho. Agradeço especialmente o apoio incondicional de minha família em toda essa trajetória, e também ao vereador José Pedro Bento Filho e a todos os vereadores pelas palavras de carinho, que nos incentivam e motivam ainda mais”, complementou.

O evento contou com a presença do jornalista e celebridade do mundo esportivo, Milton Neves, que se deslocou da capital paulista até Palotina para prestigiar a solenidade de homenagem ao amigo Jaime Basso.

Quem é Jaime Basso?  - Nascido em Severiano de Almeida, no Rio Grande do Sul, Jaime é filho de Severino e Amélia Basso e irmão de Selmar e Nei Basso. Estudou na Escola Joaquim Monteiro Martins Franco, onde fez o primário e no Colégio Estadual Santo Agostinho onde concluiu o ensino fundamental. De 1977 a 1979 fez o Ensino Médio em Curitiba. Entre 1980 e 1984 estudou na Universidade de Passo Fundo/RS, graduando-se como Engenheiro Agrônomo. Em 1985, retornou para Palotina, onde passou a conduzir as atividades na propriedade rural da família. Em 1986 foi diretor social do Avenida Tênis Clube; em 1993 vice-presidente e em 1994, presidente do ATC. Em 1992, começou a fazer parte da liderança do Comitê Educativo da C.Vale a pedido de Alfredo Lang e Ademar Pedron. Nos anos de 1993 e 1994, foi conselheiro fiscal da Cooperativa C.Vale. Em 1994, casou-se com Maria Lucy Gonçalves Garcia Basso e tiveram dois filhos: Gabriela Garcia Basso, em 1996, e Guilherme Garcia Basso, em 1998. De 1995 a 2003 foi vice-presidente da C.Vale, época da implantação do projeto Avícola. De 1995 a 1997 foi diretor secretário e, desde 1998, preside a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP.

Na presidência, buscou a expansão da Cooperativa para outros municípios do Noroeste do Paraná e, nos anos 2000 e 2003, consolidou a união estratégica com as cooperativas de Ubiratã e Goioerê. Em 2013, com o mesmo objetivo de expansão, conduziu também a união com uma cooperativa do ABC Paulista e, no mesmo ano, com uma cooperativa da capital Paulista, principal centro financeiro da América Latina. Em 2016, foi inaugurada a agência na Avenida Paulista, tornando-se uma referência para o cooperativismo brasileiro. A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, com sede em Palotina, está presente em 51 municípios, sendo 43 no Paraná e 08 em São Paulo. São 72 agências, 130.000 associados e um total de ativos e coobrigações superior a R$ 2,6 bilhões. É uma das 5 maiores cooperativas do Sistema Sicredi e uma das 10 maiores cooperativas de crédito do país. Possui mais de mil colaboradores, 220 deles em Palotina, lotados na sede administrativa e nas três agências da cidade. Somente em Palotina, são mais de 13 mil associados e poupadores, entre agricultores, empresários, empresas e pessoas de todas as atividades e ramos profissionais. A agência de Palotina é uma das maiores entre as 1.700 agências que o Sistema Sicredi tem no Brasil.

Jaime Basso realizou cursos de cooperativismo e gestão nas principais universidades e escolas de negócios do mundo, entre elas: Universidade de Bologna/Itália, na Kellog School da Northwestern University/EUA, INSEAD/Singapura, Wharton/EUA, Singularity/EUA, na ADG/Alemanha, MIT/EUA e na Fundação Dom Cabral, no Brasil. Realizou missão de estudos do cooperativismo na Alemanha, Itália, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, China, Austrália, Nova Zelândia, México e Argentina. Atualmente é também vice-presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, cargo que ocupa desde 2010.





Postar um comentário

0 Comentários