Últimas Notícias

img4

Roncador beneficia produtores com caprinos da raça Boer


Associação de criadores de caprinos de Roncador foi beneficiada pelo programa de apoio a estruturação das cadeias produtivas de caprinos e ovinos do Paraná, por meio do recebimento de reprodutores caprinos da raça Boer, um animal altamente rentável cuja carne é caracterizada pelo baixo teor de gordura e pelo excelente sabor, é um animal de porte médio, com cabeça forte, pelos brancos, com a cabeça, orelha e cauda da cor vermelha. São muito resistentes e adaptáveis a vários climas.

O programa é desenvolvido desde 2006 pela Secretaria de Agricultura e abastecimento (SEAB) em conjunto com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e a Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) que dentre outros aspectos busca o aprimoramento do padrão genético do rebanho para a produção de carne além do incentivo para a Organização da Cadeia Produtiva do Ovino e Caprino no Estado.

O melhoramento genético que vem sendo realizado no Iapar- Polo de Pato Branco já resultou em um aumento no rendimento da carcaça de 40% para 50%, sendo que a distribuição dos animais melhorados é para associações, cooperativas e prefeituras.

No município de Roncador a caprinocultura começou a ser incentivada por meio da criação da Associação de criadores de caprinos do município, sendo que a mesma por meio do Instituto Emater teve seus produtores cadastrados e após seleção, 8 produtores associados foram beneficiados com o reprodutor caprino da raça Boer, com o pagamento de uma taxa simbólica de 100,00 reais o produtor recebe o reprodutor cujo preço de mercado está por volta de 2.000,00 reais.

Além do apoio do Emater, os caprinocultores contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Roncador através da Secretaria da Agricultura, que além do transporte dos reprodutores Boer para o município de Roncador, possibilitou a participação dos produtores selecionados no evento de entrega dos caprinos em Pato Branco no último dia 15/05/2019.

Já em Roncador, na comunidade do Cancan de Cima, no dia 17/05/2019, foi realizada, uma reunião técnica com a presença dos associados e interessados na criação de caprinos e ovinos, com a abordagem dos aspectos básicos de manejo para essas atividades pelo extensionista Jorge André da Emater de Iretama. Na oportunidade também foram expostos os reprodutores vindos do Iapar de Pato branco. O evento contou com a presença da Emater de Roncador, representantes do executivo e legislativo municipal e da Secretaria Municipal da Agricultura.

Fonte - unidade local Emater de Roncador.
Fotos - Jorge Tolim.









Postar um comentário

0 Comentários