Últimas Notícias

img4

Moreira Sales – 1ª Tarde de Campo sobre Integração Lavoura Pecuária



           A Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas e pecuários dentro de uma mesma área. Pode ser realizada em cultivo consorciado, sucessão ou em rotação, de forma que haja beneficio mutuo em todas as atividades, buscando otimizar o uso da terra, elevando produtividade e diversificando a produção com qualidade. Na última sexta-feira (17/05) foi realizado em nosso município a 1ª Tarde de Campo sobre ILP, com a participação de mais de 40 produtores envolvidos na atividade, onde puderam adquirir conhecimentos e tirar duvidas em diferentes partes da integração.

O Extensionista Fernando Alves da Unidade Local da EMATER abordou os resultados da integração para a pecuária, apresentando os resultados de 2 anos de acompanhamento da propriedade assistida que é utilizada como unidade de referencia para trabalho com os produtores de bovinos de corte do município. Após o inicio do acompanhamento e implantação do sistema de ILP, a propriedade aumentou seu rebanho em 22%, saindo de uma taxa de lotação de 3,4 para 3,9 Unidades Animal/hectare na média ano, sendo que o seu potencial produtivo atualmente está no período seco do ano, onde ele utiliza as áreas de lavouras para o plantio de braquiária, como fonte de volumoso aos animais;  com este capim de qualidade em algumas áreas ele consegue a marca de até 12 vacas por alqueires, uma realidade bem diferente do que se vê normalmente nesse período do ano em nossa região. Isto só é possível devido ao uso adequado e planejado da tecnologia de integração entre sistemas e também a um bom manejo de pastagem.

O Extensionista Everton Souza da Unidade de Goioerê, trouxe informações aos participantes sobre a importância do manejo de solos e as vantagens para a lavoura de verão com a utilização do sistema integrado. A empresa Matsuda Sementes e Nutrição animal, através dos técnicos Donizeti Sereia e Evaristo Machado, tratou sobre qualidade de sementes e variedades disponíveis para serem utilizadas nos sistemas, assim como a importância de manejo de solo para implantação e condução do sistema.

            O evento pela Emater e Prefeitura e contou com o apoio da Matsuda e Cooperativa de Crédito Sicredi.


Fonte: Unidade Local Emater Moreira Sales




           

Postar um comentário

0 Comentários