Últimas Notícias

img4

Mamborê entra para o circuito das caminhadas internacionais na natureza


Tendo como objetivo o desenvolvimento, o estímulo, a divulgação e a promoção do desenvolvimento rural, a Prefeitura de Mamborê, em parceria com o Instituto Emater, realizaram a primeira edição da Caminhada da Natureza – Circuito do Gavião, no domingo (19). Mais de 700 pessoas, vindas de 30 municípios do estado percorreram os 10 quilômetros por trilhas no meio da mata e por estradas, na região da comunidade Gavião, distante 17 quilômetros da sede do município de Mamborê. 

Estiveram presentes o prefeito Ricardo Radomski; presidente da Câmara Mauricio Jotta Massano; prefeito de Engenheiro Beltrão  Rogerio Rigueti Gomes, prefeita de Rancho Alegre do oeste Sueli Pereira Silva, você prefeita de Peabiru Maria José, gerente regional do Instituto Emater, Jairo Martins de Quadros; o coordenador regional das caminhadas pelo Emater Clóvis José Rosa, Luis Vanderley da Silva, do Instituto Emater de Mamborê; Ana Maria Fernandes, da Divisão Municipal de Meio Ambiente, além de várias lideranças locais e regionais.

Os patrocinadores foram Expresso Nordeste, LR Ambiental – Engenharia e Topografia, CVALE, Concremam – Materiais de Construção, Retifran – Retífica, Guavibel, Gráfica AMJ, Sicredi, Móveis Mamborê e APAE e apoiadores o Clube de Desbravadores Pico das Agulhas Negras, no preparo das trilhas, recepção e fechamento da trilha,  da Casas Brasil, Globo Papéis, Farmácia Nova, Avipel, Droga Mais, Mercado Fusetti e Mercado Sol Nascente na doação de brindes para sorteio.

 A sede da comunidade do Gavião foi o ponto de partida, onde foi servido um farto café colonial para 260 pessoas, organizado pela equipe La Madre, logo após houve alongamento com a professora Adriana Mendonça Faria e teve inicio a caminhada. Os integrantes da agroindústria familiar do município expuseram e comercializaram seus produtos, bem como integrantes do artesanato do município, incluindo as Crocheteiras do Guarani e as mães da APMIF. A Loja Maçônica responsabilizou-se pelos trabalhos no bar e a Apae juntamente com a  Jura Sachuk, Herta Radecki e equipes pelos 500 almoços servidos no mesmo local, bem como à Coopermam que fez a coleta seletiva do lixo.

A  preparação das trilhas teve vários apoiadores com coordenação do diretor de Planejamento e Infraestrutura, Carlos Coelho,

“A nossa vida, toda ela, é uma grande caminhada. E trilhar este caminho junto à natureza, às plantações é algo que eleva o espírito”, disse o Pe. Valdecir Liss, pároco da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, ao fazer a benção dos caminhantes e dos alimentos.

As Caminhadas da Natureza, credenciadas pelo IVV, Federação Internacional dos Esportes Populares, são praticadas em mais de 6.000 circuitos por 22 milhões de caminhantes, em 55 países do mundo, no Paraná são 165 circuitos, sendo 19 na região de Campo Mourão.

Fonte - Tr noticias  e Unidade local Emater de Mamborê.
Fotos - TR noticias.







Postar um comentário

0 Comentários