Últimas Notícias

img4

Fortalecer a Merenda Escolar e a Agricultura Familiar são prioridades em Barbosa Ferraz


Com a finalidade de se tratar do Programa de Alimentação Escolar, Compra Direta ao Produtor Rural, foi realizado na tarde desta quinta, dia 23 de maio, uma reunião com agricultores, Prefeito e Vice, Secretários de Agricultura e da Educação além da Emater local.

O Prefeito Edenílson Miliossi deu as boas vindas a todos e comentou com muita alegria que o município compra bem mais que os 30% exigidos por lei da Agricultura Familiar e parabenizou a todos por praticamente não ter problemas com qualidade em relação aos produtos que são entregues pelos agricultores locais.

Nas escolas municipais e CMEIs as crianças recebem até 3 refeições por dia para estarem fortes e ativas, onde poderão brincar e aprender cada dia mais, para isso é necessário um alinhamento muito grande entre o que os agricultores podem fornecer durante o ano e o correto balanceamento das refeições servidas a aproximadamente 1100 crianças da Rede Municipal de Ensino.

O PNAE representa uma conquista no que se refere as iniciativas de compras públicas criando um mercado para os pequenos produtores, além de fortalecer a conexão entre a Agricultura Familiar e a alimentação escolar, pois emprega o agricultor familiar, gera e distribui renda aliada a uma alimentação saudável e balanceada às crianças, lembrou o extensionista local Marcelo Agenciano.

Para a nutricionista da Prefeitura, Juliana Souza, há uma expectativa muito grande com esse processo, pois há a busca contínua do comprometimento por parte dos agricultores do município, já que esses alimentos produzidos e entregues nas escolas em muitos casos irão alimentar seus próprios filhos ali matriculados, por isso a importância de sempre continuarmos oferecendo produtos frescos e de qualidade, lembrou.

Reuniões como essa se mostram muito importantes, porque socializam as dificuldades encontradas ao longo do processo e permite a todos que se corrijam eventuais falhas, fazendo com que ano após ano se aumente o aporte de recursos financeiros direcionados à compra de merenda escolar produzida pelas mãos dos agricultores locais, essa foi a principal mensagem que todos compartilharam durante um farto café rural no final da reunião.

Fonte - Instituto Emater – Unidade Municipal de Barbosa Ferraz – Fone:(44) 3275-1644 – e-mail – barbosaferraz@emater.pr.gov.br







Postar um comentário

0 Comentários