Últimas Notícias

img4

Emater de Roncador reúne agricultores para discutir alternativas de comercialização para a agricultura familiar


Cerca de 20 agricultores familiares participaram de uma reunião realizada pela Emater em parceria com a Prefeitura municipal na quarta-feira, dia 08, entre os participantes estavam os feirantes, agricultores ligados à agroindústria familiar e também fornecedores de produtos para a merenda escolar através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE).

A reunião teve como objetivo principal apresentar aos participantes oportunidades de comercialização para a agricultura familiar, bem como aspectos para o fortalecimento da feira local visando a inclusão comercial e social do agricultor familiar.

Conforme a palestra do gerente regional do Emater, Jairo Martins de Quadros, os agricultores devem identificar estratégias para organizar o seu processo produtivo, com o intuito de agregar valor a seus produtos e ampliar a inserção nas diversas alternativas de comercialização como, por exemplo, feira livre local, merenda escolar por meio do PNAE e mercados privados.

O fornecimento da produção familiar para a alimentação escolar por meio do PNAE é uma alternativa bastante viável, por lei, no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

Além disso, foi citado a importância do fortalecimento da feira livre do município para que essa sirva também como uma importante via de inclusão produtiva para o agricultor familiar.

Nesse sentido, foi abordado a importância do comprometimento do agricultor com a qualidade dos produtos oferecidos, a oferta, a fidelização do consumidor, bem como caraterísticas empreendedoras como a busca de oportunidades, iniciativa, persistência, comprometimento, busca de informações, planejamento, estabelecimento de metas, autoconfiança e rede de contatos.

O prefeito em exercício participou e comentou que o município quer incentivar a diversificação de atividades e rendas para os pequenos produtores. Desse modo, a reunião colaborou para uma melhor compreensão dos processos de comercialização existentes visando trazer uma maior rentabilidade para o agricultor familiar fortalecendo assim, a produção familiar, a agregação de valor e renda e a melhoria da qualidade de vida no meio rural.


Fonte - unidade local Emater de Roncador.
Apoio - Área de comunicação eventos e marketing


Postar um comentário

0 Comentários