Últimas Notícias

img4

Curso sobre Maracujá reúne produtores em Barbosa Ferraz



Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura foi realizado em Barbosa Ferraz nos dias 09 e 16 de maio o curso: “Cultivo do Maracujazeiro”, onde foram abordados temas como manejo, nutrição e as principais pragas e doenças da cultura.

O município de Barbosa Ferraz chegou a ter cerca de 90 hectares da cultura entre 2013/2014 segundo o Deral, época em que a cultura teve seu auge na região, no entanto, com aparecimento do vírus do endurecimento dos frutos do maracujazeiro (CabMV) no município a área diminuiu drasticamente e hoje gira em torno de 20 hectares distribuídos sobretudo em propriedades de cunho familiar, por isso um dos assuntos mais abordados pela instrutora do curso a Engenheira Agrônoma Beatriz Meira foram as táticas de convivência com a virose, como plantio de mudas altas somente e fortalecimento da nutrição da plantas, sobretudo do micronutriente Boro que tem ação direta na convivência com a doença.
Segundo a agricultora Maria do Rosário, “Esse curso é importante, pois todo dia aprendemos algo novo, eu mesmo trabalho há vários anos com maracujá e adubávamos de forma errada, agora já vou fazer a análise de solo e somente adubar seguindo ela, nada mais daquela mãozinha de adubo”, brincou a agricultura.

Já segundo Marcelo Agenciano,  extensionista local do Emater “Geralmente o agricultor usa defensivos agrícolas de forma desnecessária, sendo que muitas vezes somente a mudança do manejo, já resolveria o problema”, tema que foi abordado com frequência durante esses dois dias.

O curso aconteceu na Secretaria de Agricultura, onde todos ouviram atenciosos as informações técnicas e na sequência visitaram uma propriedade na Vila Rural de São Judas e puderam ver in loco o que foi apresentado em sala de aula, momento esse que todos contribuíram bastante com suas experiências diárias e no fim do dia o encerramento ocorreu com um bom café e aquele agradável bate-papo.

Esse curso foi mais uma parceria Emater, Secretaria de Agricultura, Sindicato Rural e Senar,  no mês de agosto já está previsto outro curso e os interessados devem procurar a Emater local e fazer sua inscrição.

Fonte - Instituto Emater – Unidade Municipal de Barbosa Ferraz – Fone:(44) 3275-1644 – e-mail – barbosaferraz@emater.pr.gov.br





Postar um comentário

0 Comentários