Últimas Notícias

img4

Altamira do Paraná realiza capacitação em Turismo Rural


O Turismo Rural é também entendido como um “conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade” (BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO, s/d.), é incentivar o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica de um turismo responsável, de forma a valorizar aspectos culturais e promover a integração dos meios rural e urbano, contribuindo para a consolidação da atividade como fonte de emprego e renda às famílias rurais, melhorando as condições de vida das populações e dos municípios ligados à atividade rural.

 O Estado do Paraná possui um cenário rico em elementos naturais, aspectos culturais, religiosos e diversidade étnica, assim como uma agricultura caracterizada por um grande número de pequenas unidades familiares, oferecendo atrativos importantes para o desenvolvimento de um projeto de turismo rural.

As ações do Instituto Emater no Projeto de Turismo Rural estão direcionado para identificar potenciais, organizar produtores, articular parcerias para viabilizar atividades turísticas, projetar infraestrutura nas propriedades rurais e capacitar os membros das famílias para atendimento aos turistas.

          Buscando levantar as potencialidades e oportunidades turísticas da região e perceber a atividade de turismo rural como negócio viável, foi realizada nos dias 7, 8 e 9 de maio no município de Altamira do Paraná uma capacitação na área de turismo rural e oportunidades de negócio, realizado através da parceria Emater, Secretária da Agricultura de Altamira do Paraná e Senar.

O evento contou com a participação de jovens e líderes das comunidades e foi ministrado pelo instrutor José Rivaldo dos Santos. A capacitação contou com partes teóricas e práticas, no momento teórico dentre vários temas o instrutor expos principalmente as definições de turismo e turismo rural, benefícios e problemas da atividade de turismo no meio rural, identificação de oportunidades de negócios turísticos no meio rural e o conceito e abrangência da Política Nacional de Turismo no Meio Rural.

Durante o momento prático da capacitação os participantes visitaram propriedades com potencial para turismo rural e observaram os aspectos que compõe um plano de viabilidade de negócio para determinadas propriedades.

O primeiro evento ligado a turismo rural será a primeira “Caminhada internacional na natureza” a ser realizada em 30/06/2019, através do instituto Emater, prefeitura e seus parceiros.

Fonte - unidade local Emater de Altamira do Paraná.

Apoio - área de comunicação eventos e marketing - unidade regional Emater de Campo Mourão.








Postar um comentário

0 Comentários