Últimas Notícias

img4

Iretama: Passeio com alunos e proteção de minas fecham a programação do dia da água


Em comemoração ao dia da Água o Emater e Prefeitura, representada pela Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, promoveram um passeio com alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental e uma oficina de proteção de nascente.

No dia 22 de março, 17 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Osmar Rodrigues de Farias, foram recepcionados na propriedade do Sr. Antônio Kriki para um passeio pedagógico. O roteiro começou com uma fantástica apresentação do Sr. Antônio, o qual recitou um poema de sua autoria em alusão ao dia da água com o seguinte título: “Salve a água, salve a vida”. Os alunos foram instigados a recitarem o título em coro. O poema foi inspirador, comentaram os alunos.

No decorrer do roteiro os alunos aprenderam a importância da mata ciliar e da proteção das nascentes para a manutenção dos rios, tema abordado pelo secretário de meio ambiente Elielton Dziubate. Puderam ainda conhecer algumas espécies de árvores e insetos pela explicação do extensionista do Emater local Magnun Rodrigo da Silva.

Segundo as Professoras Eugênia Giraldo de Brito e Daniely Candida do Nascimento, essa prática com os alunos colabora para a conscientização ambiental trabalhada em projetos em sala de aula, expande os horizontes, comentaram.

Para finalizar a agenda de atividades do dia da água, reuniram-se no dia 1º de abril para uma oficina de proteção de mina, técnicos da secretaria de agricultura e secretaria do meio ambiente do município, produtores e Emater local. Os participantes conheceram a técnica de solo cimento com a utilização de pedras irregulares para a proteção de minas. A maioria das propriedades rurais utilizam água de mina para o consumo, muitas em condições precárias de sanidade, para sanar essa demanda a expectativa é realizar a proteção de pelo menos 15 nascentes no município no decorrer de 2019, com a realização de oficinas para difundir a técnica.

Fonte - Unidade local Emater de Iretama.






Postar um comentário

0 Comentários