Últimas Notícias

img4

HAILKA – Roncador foi sede de um grande encontro promovido pela Associação Vesná

        
       Neste domingo 28 de abril, no Salão Paroquial de Roncador, numa iniciativa da Associação Vesná, fazendo parte do resgate da cultura ucraniana, foi realizado um grande encontro para celebrar a tradicional HAILKA, centenas de jovens marcaram presença vindos de várias cidades da região como: Campo Mourão, Pitanga, Araruna, Mato Rico, Nova Cantu, Colônia Upá e de Roncador.

       Hailka vem da palavra “hai”, que significa bosque, é o local onde eram realizadas essas brincadeiras de roda e cantos. Para os ucranianos, a Hailka costumava ser um momento muito aguardado ao longo do ano pelos jovens solteiros, pois era uma das raras oportunidades de se confraternizar e até arrumar alguns casamentos, os quais ocorriam em função dos encontros promovidos por essa festividade.

              Antes do início das brincadeiras, foi servido um lanche reforçado oferecido pela Associação Vesná, posteriormente Ilizeu Puretz fez a abertura dando boas vindas aos presentes, quando o grupo de dança Vesná fez uma bela apresentação como forma de recepção e dando boas vindas aos grupos que vieram participar do encontro.

       Incialmente as brincadeiras eram para acontecer em volta da Paróquia São Nicolau, mas devido as previsões de chuvas, foram realizadas no Salão Paroquial São Nicolau e foi animada pelo Padre João Karpovicz Sobrinho sendo as canções cantadas pelo Coral Vesná, durante horas os jovens brincaram de roda como manda a tradição demonstrando contentamento pela participação.  

       O presidente da Associação Vesná Vidal Kovalek, agradeceu ao empenho de todos que aceitaram o desafio para preparar a festividade e também aos jovens vindos do municípios vizinhos, bem como ao Padre João Karpovicz Sobrinho que tão bem conduziu as brincadeiras animando a todos com bom humor, fazendo assim, a alegria dos presentes, também à Coamo Agroindustrial Cooperativa que é patrocinadora Master da Associação Vesná de Roncador e Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, que possibilitou a realização de mais esta festividade, ele agradeceu também a Paróquia São Nicolau que cedeu o Salão e deu todo suporte necessário para este grande dia que ficará na história da comunidade. “Este é mais um sonho sonhado por meu saudoso pai Mário Kovalek que hoje foi realizado”, pontuou Vidal feliz por o evento ter superado as expectativas.











Postar um comentário

0 Comentários