Últimas Notícias

img4

Emater e parceiros realizam evento para Capacitação e Orientação de Sericicultores na Região de Campo Mourão



O Instituto Emater realizou na última terça-feira, dia 09 de Abril de 2019, duas reuniões técnicas com Sericicultores (produtores de Bicho da Seda), na Região de Campo Mourão. A primeira ocorreu no Município de Iretama, no período da manhã, com início ás 09 e términos as 12:00 horas, e a segunda aconteceu no Município de Roncador no período da tarde, com início as 14:00 e término as 17:00 horas. Essas reuniões abordaram importantes temas dentro da cadeia produtiva da seda, como: Manejos das Amoreiras; Linhas de crédito de investimento e custeio via PRONAF para a Sericicultura; e para aqueles produtores que irão entrar na atividade a partir da próxima safra, foram orientados como proceder o correto plantio das amoreiras.

            A realização e organização dos eventos ficou por conta do Instituto Emater, através dos extensionistas Adailson Timóteo da Silva, responsável pelo Projeto de Sericicultura nesses municípios e Sidney Galhardo de Terra Boa, que veio ministrar umas das palestras. Em Iretama o evento contou com a parceria da Fiação de Seda BRATAC, por meio dos Técnicos Adilson Cezário Leite e Lucas Coutinho Leite, da Cooperativa Sicredi na pessoa do Fernando Ferreira (Gerente Agro) e Secretaria municipal da Agricultura, representada pela Eng° Agrônoma  Elba Araújo.

Em Roncador os parceiros foram a Fiação de Seda BRATAC, por meio do Técnico Adilson Cezário Leite, da Cooperativa Sicredi na pessoa do Diamiro Vieira de Jesus (Gerente Agro) e pela Secretaria da Agricultura Municipal, através do Secretário Carlos do Amarante.

Estiveram presente no evento em Roncador também, o Secretário da Agricultura de Nova Cantu, José Francisco Pereira e o Técnico Agrícola da Prefeitura Nelson Cirilo, uma vez que a atividade está gerando demanda nesse município, e que segundo o Técnico da Bratac Adilson, já está encaminhado e inserção de 06 produtores para a próxima safra, haja visto que o município não conta com nenhum produtor em atividade no momento.

O evento contou com 40 produtores em Iretama e 30 produtores em Roncador, destes 6 eram de Nova Cantu.

     A realização foi visando capacitar e orientar os produtores para busca de maiores produtividades, buscando assim uma maior geração de renda para permitir uma boa qualidade de vida á família dos sericicultores e possibilitar a sucessão familiar, ampliando as possibilidades de colocação e permanência dos jovens na área rural. Atualmente existem inovações que permitem a automatização de operações na criação, melhorando a eficiência e reduzindo a penosidade do trabalho, tornando a atividade mais atrativa ás novas gerações de agricultores.

Fonte - Adailson Timóteo da Silva - Unidade local Emater de Campina da Lagoa.

Postar um comentário

0 Comentários