Últimas Notícias

img4

SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO PARA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL SIPAS


Ao domesticar os herbívoros, passou-se a utilizar por muito tempo como recursos forrageiros  áreas de pastagens nativas, que constituíam ecossistemas estáveis, permanecendo pouco alteradas pelo pastejo. Com o crescimento da população e, consequentemente, aumento da demanda de produtos animais, houve necessidade de expandir tanto a criação de animais, bem como as áreas de cultivo de pastagens. Dessa forma, as áreas de florestas deram lugar as pastagens. No Brasil do total de sua área territorial, 27,7% são destinadas a produção agropecuárias, sendo 19,7% destinado a pastagens e 8% a agricultura.

O Instituto Emater em parceria com outros órgãos (Asbraer, MAPA, Embrapa, Iapar, Faep, Seab, ITCG entre outros), vem desenvolvendo projetos de ATER que guardem sintonia com os resultados das pesquisas de campo aliado as necessidades dos produtores.

Neste contesto, buscando a elevação na produtividade de carnes nobres e, madeira de qualidade, bem como melhorar a ambiência para os animais, trazendo conforto a estes, aliado a precocidade de abate, vem-se instalando em toda a região URT’s (Unidades de Referências Tecnológica), de SIPAS (Sistemas de Integração Para Agropecuária Sustentável) para ações de difusão da Extensão Rural, aumentando a renda dos pecuaristas/bovinocultores de corte, através do aumento de produtividade e qualidade, buscando o uso de tecnologias sustentáveis para abaterem animais em até 24 meses, com tipo e padrão de carcaças melhoradas e ofertando, em escala, para o comércio carne de qualidade (sanidade, precocidade, maciez e sabor). Simultaneamente, através dos sistemas silvipastoris, obter madeira de alta qualidade, utilizando-se técnicas silviculturais adequadas, espécies florestais melhoradas e definidas para produção de madeira para desdobro, agregando valores a estas.

A principal espécie florestal cultivada é o Eucalipto (Eucalyptus ssp), pois tem boa aceitação no mercado para diversas finalidades, tais como: maravalha, cavaco, lenha, carvão, escoras, mourões, serraria entre outros.

Uma das URT’s (Unidades de Referências Tecnológica), está localizada em Araruna (fotos em anexo) com variedade E. urograndis, no espaçamento de 2 x 20 m e idade de 84 meses, que recebe orientação ha mais de 7 anos de profissionais do instituto Emater.

O projeto conta com um executor regional, o extensionista Eng. Agrônomo Msc Jorge Maurino da Silva, que atua na região de Campo Mourão, sediado em Peabiru e apoia as regiões de Cianorte e Umuarama, principalmente em eventos grupais de capacitação aos produtores e técnicos.

Fonte - Unidade local instituto Emater de Peabiru.







Postar um comentário

0 Comentários