Últimas Notícias

img4

NOVA CANTÚ AGORA CONTA COM O PROGRAMA “A UNIÃO FAZ A VIDA”

Tendo por objetivo promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, o Programa é considerado a mais importante iniciativa de responsabilidade social do Sicredi.

Desenvolvido há mais de 20 anos, O Programa A União Faz a Vida chegou ao município de Nova Cantú na última terça-feira (26). Durante a Assembleia de Núcleos do Sicredi, onde os associados exercem o papel de dono do negócio, decidem e participam da gestão da Cooperativa, os mais de 700 associados e convidados presentes puderam participar do lançamento do Programa oficializado por meio da assinatura do termo de compromisso, em uma parceria entre o Sicredi, Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação.

Na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o Programa existe desde 2011 e atualmente está implantado em 16 municípios da área de atuação da Cooperativa. De acordo com Cláudia Bonatti, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o Programa traz consigo um novo jeito de ensinar, e propõe que o aluno seja o protagonista e não apenas um mero receptor da informação. “O União Faz a Vida está entre os maiores programas privados ligados à educação em nível nacional e destinado a promover a educação cooperativa e o Sicredi desenvolveu esta iniciativa porque acredita em uma forma de aprender e ensinar que fortaleça valores de cooperação e cidadania e proporciona a formação de pessoas com interesse social e desenvolvimento coletivo”, explica.

Para isso, o Programa A União Faz a Vida também promove a formação continuada dos educadores, através de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas no universo educacional do município. A proposta está alicerçada em uma rede de compromisso atuante, formada pelo Sicredi, Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, assessoria pedagógica e apoiadores que se empenham pelo mesmo objetivo e caminham na mesma direção. “A chegada deste Programa aqui em Nova Cantú representa um marco na Educação em nossa cidade. Resgatar o brilho nos olhos dos nossos alunos é o nosso grande objetivo enquanto educadores e só temos a agradecer ao Sicredi pelo apoio e iniciativa.”, comenta Iara Cristiane Leal, Secretária Municipal de Educação.


Entre os resultados positivos da implantação de programas sociais como estes, estão o melhor desempenho escolar dos alunos - aumento médio de 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas cidades que receberam o programa - e o maior engajamento dos pais, que passam a demonstrar mais interesse pelas experiências escolares dos filhos. “Estamos muito felizes e animados com o União Faz a Vida em nosso município e já vemos reflexos muito positivos em toda a comunidade escolar. A Administração Municipal está à disposição para apoiar e fomentar esta iniciativa que, certamente, renderá muitos e bons frutos para Nova Cantú e região”, afirma o Prefeito Municipal de Nova Cantú, José Carlos Gomes.

Para Jaime Basso, Presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, é um motivo de muita alegria para a Cooperativa poder implantar o Programa A União Faz A Vida em Nova Cantú. “Através da parceria e apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, assessores pedagógicos e toda a comunidade, iremos contribuir com a formação de cidadãos para um Brasil melhor e transformar realidades através da educação. Mais uma vez exercemos nosso papel e responsabilidade de trabalharmos ativamente pelo desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas e das comunidades onde estamos inseridos.”, destaca Jaime.


Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.











Postar um comentário

0 Comentários