Últimas Notícias

img4

IRETAMA - FOCO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA


O Estado do Paraná é o terceiro maior produtor de leite do Brasil com 3,9 bilhões de litros por ano e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado. Esta produção é obtida por 110.000 produtores, dos quais 86% são pequenos produtores com até 250 litros/dia. O sistema é baseado na produção a pasto, sendo que a maioria das propriedades tem até 50 ha (Emater –PR).

Na região centro ocidental paranaense (Comcam), a atividade faz parte dos projetos prioritários do instituto Emater e tem 20 servidores envolvidos em atendimentos e assistência a aproximadamente 600 produtores, que exploram uma área de 6.000 há de pastagens e tem rebanho de 10.000 cabeças, entre bovinos misto e especializado.

Com isso o Instituto EMATER em parceria com a prefeitura, secretaria da agricultura vem intensificando os trabalhos através de metodologias grupais e individuais com os produtores de leite em Iretama visando atender o maior número de produtores possíveis. Então, na tarde desta Terça-Feira (13/11/2018) foi realizada uma reunião na comunidade do Junqueira onde 70% das famílias vivem da renda do leite.

Segundo, o Produtor Sandro Nazareno, “É com muita alegria que hoje estamos aqui recebendo a EMATER e a secretaria de Agricultura, pois precisamos muito de assistência técnica para poder produzir mais leite e com isso ganharmos mais dinheiro”.

Com a reunião foi feito vários cadastros de produtores que serão assistidos e atendidos como UPF- unidades de produção familiar pela EMATER, a pretensão é melhorar os índices zootécnicos e produtivos das propriedades e consequentemente a renda dos produtores, com melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade da atividade, pois segundo foi relatado, os maiores gargalos da atividade são a baixa produtividade e a falta de assistência técnica.

Fonte-unidade local Emater de Iretama.



Postar um comentário

0 Comentários