Últimas Notícias

img4

A convite do Sicredi, Mônica Sousa fala sobre empoderamento feminino

Filha do cartunista Maurício de Sousa vai palestrar no 2º Summit Comitês Mulher, em Curitiba

O tema empoderamento feminino ganha força a cada dia no mundo todo. No Brasil, uma das principais iniciativas de inclusão da mulher nos cargos de liderança vem sendo desenvolvida pelo Sicredi - primeira instituição financeira cooperativa do País, que atende atualmente 3,8 milhões de associados em mais de 1.600 agências espalhadas por 22 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Mais de 50% da força de trabalho da instituição é feminina e a criação de comitês mulher pelas cooperativas está contribuindo para a evolução delas na hierarquia de cargos e salários. Nos dias 6 e 7 de novembro, esses grupos estarão reunidos em Curitiba durante o 2º Summit Comitês Mulher, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ. O evento contará com a participação de Mônica Sousa, que foi a inspiração para a personagem de histórias em quadrinhos mais famosa do Brasil.
Ela é diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), responsável pelas atividades relacionadas ao marketing, licenciamento, publicidade e novos projetos da companhia, que neste ano desenvolveu uma série de gibis sobre educação financeira para crianças em conjunto com o Sicredi e o Banco Central.
Empreendedora com visão crítica e inovadora de negócios, Mônica Sousa levou sua atuação também para projetos de inclusão social. Ela criou o projeto Donas da Rua, para o empoderamento das meninas, em que as personagens meninas da Turma da Mônica reforçam a autoestima das futuras mulheres. Conselheira do projeto Winning Women, da EY, foi uma das ganhadoras do 12º Prêmio Excelência Mulher. É formada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e especializada em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A MSP é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres e do Pacto Global.
Outro momento importante do 2º Summit Comitês Mulher do Sicredi será a palestra "Heart and Backbone", da especialista em liderança, coaching e mindfulness, Sandra McDowell. Ela vai dar dicas de como as executivas podem liderar com o cérebro, melhorando a produtividade, a comunicação e o bem-estar geral.
Gisele Gomes, que é Especialista em Negócios Internacionais pela Universidade de Economia de Katowice na Polônia e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também falará sobre questões de gênero e empoderamento feminino durante o evento, que contará ainda com a apresentação dos principais trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas em prol das mulheres. 
As convidadas também irão participar do painel OpenSpace, espaço aberto para debate de ideias e sugestões sobre a atuação dos comitês nas cooperativas, coordenado pelo professor doutor Sérgio Vale da Paixão, acompanhado das consultoras Rejane Andrade e Ellen Castilho.
O evento será finalizado com o painel 15x15, coordenado pela Escola de Criatividade de Curitiba, realizado para o compartilhamento de ideias e histórias de mulheres que inspiram e realizam ações transformadoras.
Trabalho Reconhecido

Em 2018, o trabalho do Sicredi foi laureado em Singapura com o reconhecimento mundial Athena Award 2018 - conferido pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito). O reconhecimento, inspirado na deusa da mitologia grega, que representa força, coragem e sabedoria, é conferido aos executivos ou instituições que deram uma contribuição notável ao desenvolvimento da liderança das mulheres no movimento das cooperativas de crédito.
A partir dessa conscientização, as cooperativas Sicredi estruturam grupos de trabalho para a formação de um comitê mulher, que trabalha em prol dessa causa. Cada grupo tem uma agenda própria de trabalho e se reúne anualmente com outros comitês durante o Summit, momento no qual são apresentados os principais cases de sucesso.  
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.



Postar um comentário

0 Comentários