RÁDIO IMPACTA 86% DA POPULAÇÃO, INDICA ESTUDO DA KANTAR IBOPE MEDIA

O tempo médio diário dedicado pelo ouvinte à atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos.

De acordo com o Book de Rádio 2018, 5ª edição do estudo anual da Kantar IBOPE Media, 3 em cada 5 ouvintes escutam o meio todos os dias. O levantamento, realizado entre abril e junho deste ano, mostra ainda que os ouvintes reconhecem o rádio como um meio ágil, compreensível e confiável. O Trust in News, da Kantar, já apontava essa tendência: 78% dos entrevistados declararam que o rádio, assim como os demais meios de grande alcance, é fonte de notícias confiáveis.
“O atual cenário da nossa sociedade facilita a difusão de notícias falsas e a disseminação de temas que influenciam processos políticos e sociais pelo mundo inteiro. Ter acesso a informações com credibilidade se torna uma vantagem. Neste momento, a agilidade e a simplicidade do rádio se tornam grandes aliadas do meio. 83% dos entrevistados, por exemplo, acreditam que os programas e boletins de rádio são fáceis de entender e 74% que a cobertura jornalística desses programas oferece comentários e análises com profundidade”, explica Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da Kantar IBOPE Media.
Segundo o Book de Rádio, o meio alcança 86% da população nas 13 regiões metropolitanas onde há aferição regular no Brasil. O tempo médio diário dedicado pelo ouvinte à atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. O meio também é popular entre o público jovem. O destaque está entre aqueles que têm entre 20 e 24 anos: 89% deles escutaram rádio nos últimos 90 dias.

O áudio é uma forma de comunicação presente no cotidiano das pessoas. De acordo com o estudo, 31% da população representada usa algum serviço de streaming para ouvir música. Ao todo, cada ouvinte de streaming dedicou 2h05min por semana a esse serviço. O consumo de rádio na web vai pelo mesmo caminho: o tempo médio diário dedicado às rádios online é de 2h21min, 14 minutos a mais do que a média do mesmo período do ano passado.

Entre os 13 mercados em que o levantamento é realizado, merecem destaque as praças Grande Belo Horizonte (MG), onde 94% da população declarou ouvir rádio; Grande Fortaleza (CE) e Grande Porto Alegre (RS), em que 90% das pessoas são impactadas pelas ondas sonoras; e Grande Vitória (ES) e Grande Goiânia (GO), com 89% de alcance. O estudo aponta, ainda, que a população da Grande Goiânia é a que passa mais tempo escutando rádio diariamente: em média, são 5 horas e 21 minutos dedicados ao meio.
Sem fronteiras: o valor local e a segmentação regional
O Book de Rádio traz informações inéditas sobre o consumo do meio em outras cidades, como Concórdia, município de Santa Catarina, onde os ouvintes dedicaram cerca de 5 horas diárias ao rádio.

Presente em tantos pontos pelo Brasil, a abrangência do rádio permite que o meio ganhe destaque no planejamento de mídia em mercados locais. O ranking dos 15 maiores anunciantes do meio revela grandes empresas locais investindo em rádio, como Supermercado Guanabara e Laticínios Pereira. No 1º semestre de 2018, o meio recebeu investimento de 7.987 anunciantes, sendo 49% destes exclusivos, ou seja, marcas que investiram apenas em rádio. De janeiro a junho, foram ao ar mais de 3 milhões de inserções publicitárias no meio.
Fonte: KANTAR IBOPE MEDIA - Via e103.fm
Compartilhe no Google+

Você e Região

Noticiando e informando com responsabilidade.

"Procure olhar com os olhos de sua alma e verás nas coisas simples grandes valores."
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Março
05 a 11 Farmácia Pague Menos
12 a 18 Farmácia Santa Clara
19 a 25 Farmácia Imperial
26 a 01 de Abr Farmácia Drogafarma

Abril
02 a 08 Farmácia São Marcos
09 a 15 Farmácia Pague Menos
16 a 22 Farmácia Santa Clara
23 a 29 Farmácia Imperial
30 a 06 de Maio Farmácia Drogafarma

Maio
07 a 13 Farmácia São Marcos
14 a 20 Farmácia Pague Menos
21 a 27 Farmácia Santa Clara
28 a 03 de Jun Farmácia Imperial
Junho
04 a 10 Farmácia Drogafarma
11 a 17 Farmácia São Marcos
18 a 24 Farmácia Pague Menos
25 a 01 de Jul Farmácia Santa Clara

Julho
02 a 08 farmacia imperial
09 a 15 farmacia drogafarma
16 a 22 farmacia sao marcos
23 a 29 farmacia pague menos
30 a 05 de Ago farmacia santa clara

Agosto
06 a 12 Farmácia Imperial
13 a 19 Farmácia Drogafarma
20 a 26 Farmácia São Marcos
27 a 02 de Set Farmácia Pague Menos
Setembro
03 a 09 Farmácia santa clara
10 a 16 Farmácia imperial
17 a 23 Farmácia drogafarma
24 a 30 Farmácia sao marcos
Outubro
01 a 07 Farmácia Pague Menos
08 a 14 Farmácia Santa Clara
15 a 21 Farmácia Imperial
22 a 28 Farmácia Drogafarma
29 a 04 de Nov Farmácia São Marcos
Novembro
05 a 11 Farmácia Pague Menos
12 a 18 Farmácia Santa Clara
19 a 25 Farmácia Imperial
26 a 02 de Dez Farmácia Drogafarma
Dezembro
03 a 09 Farmácia São Marcos
10 a 16 Farmácia Pague Menos
17 a 23 Farmácia Santa Clara
24 a 30 Farmácia Imperial

31 a 06 de janeiro de 2017 - Farmácia Drogafarma