Últimas Notícias

img4

FRENTE FRIA CHEGA AO SUL DO BRASIL COM TEMPESTADES SEVERAS


Uma grande e forte frente fria chega ao Sul do Brasil nesta sexta-feira, 24 de agosto, e deixa toda a Região Sul em alerta para tempo severo. Até a segunda-feira, 27 de agosto, os estados do Sul do Brasil podem ter chuva forte, granizo, ventania, até com risco de tornado, frio intenso, neve e geada. Porto Alegre e Curitiba podem voltar a ter geada.
A situação meteorológica é preocupante porque esta frente fria vem trazendo muito ar frio de origem polar e há previsão de formação de um forte ciclone extratropical. A acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre entre o Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina nesta sexta-feira, 23 de agosto,  e o choque térmico com a aproximação da nova onda de frio, facilitam a formação de nuvens muito carregadas sobre o Sul do Brasil.
Chuva forte
A sexta-feira é de alerta para temporais nos três estados. A maioria das áreas da Região Sul passa o dia com nuvens carregadas que provocam chuva por várias horas. No norte e leste do Paraná, incluindo Curitiba, no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no litoral norte de Santa Catarina, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente à tarde e à noite.

Há risco de chuva forte em pouco tempo e também da chuva moderada a forte que persiste por várias horas em todos os estados, inclusive nas capitais, podendo ocorrer alagamentos. Alerta também para queda de granizo que pode ocorrer em vários locais de toda a Região Sul.
Ventania
O Sul do Brasil também fica em alerta para ventania nesta sexta-feira. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas podem chegar a velocidades em torno de 100 km/h.

A previsão de tornado é muito difícil de se fazer, mas a possibilidade do fenômeno não pode ser descartada para esta sexta-feira, 23 de agosto, por causa das condições atmosféricas esperadas. Mas tecnicamente não há condições para precisar o local onde o tornado poderá se formar com muitas horas de antecedência. De qualquer forma, o risco de ocorrência vale para os três estados da Região Sul.
Muito frio e chance de neve no fim de semana
Durante o fim de semana, 25 e 26 de agosto, a população do Sul do Brasil volta a sentir muito frio, com ar gelado de origem polar atuando forte. De forma geral, o vento enfraquece no sábado, mas o leste e o sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda poderão sentir rajadas intensas, entre 70 km/h e 100 km/h, que podem ocorrer também em Porto Alegre e em Florianópolis.

No sábado, a nebulosidade diminui e o sol reaparece em grande parte da Região Sul. Ainda pode chover no leste do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, no litoral sul de Santa Catarina, no leste e norte do Paraná, inclusive em Curitiba.
Há possibilidade de nevar, especialmente à tarde e à noite, nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense.
Geada
O  domingo, 26 de agosto, será um dia típico de inverno na Região Sul do Brasil, com muito frio, sol e ar seco em quase todas as áreas. O leste do Paraná ainda terá muitas nuvens.

Temperaturas abaixo de zero devem ser registradas nos três estados e há condiçõesgeada, até com forte intensidade. Volta a gear na Grande Porto Alegre.
O frio intenso e condições para geada persistem na segunda-feira. Pode gear em Curitiba. Confira a previsão de geada para a Região Sul.
Fonte: Clima Tempo - Via e103.fm

Postar um comentário

0 Comentários