Últimas Notícias

Roncador dá exemplo, lota Hemonúcleo no Dia do Doador de Sangue


O município de Roncador deu um exemplo prático de solidariedade ao próximo e de cidadania nesta quinta-feira (14 de junho), data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Saúde do município, 39 pessoas vieram a Campo Mourão bem cedo para fazer a doação de sangue ao Hemonúcleo.
A unidade permanece lotada de roncadorenses, uma iniciativa bastante comemorada pela diretoria do banco de sangue, especialmente neste período de baixas temperaturas, em que o número de doadores acaba reduzindo muito. “Agradecemos muito a essa iniciativa de Roncador nesta data em que se comemora o Doa Mundial do Doador de sangue”, disse Maria Luzia Salvador, chefe do Hemonúcleo.
A caravana de doadores foi organizada pela técnica de enfermagem de Roncador, Cleusa Povodenhak, que também é doadora de sangue. “Sou uma incentivadora do pessoal na cidade. Neste dia do doador, fizemos uma campanha e convidei um colaborador de cada setor da prefeitura para vir fazer a doação, além de pessoas de outras empresas, igrejas e, graças a Deus, a adesão foi imensa. Conseguimos 39 pessoas e no sábado teremos o evento ‘Roncador pela Vida’, onde estaremos conscientizando a todos sobre o ‘Junho Vermelho’ que chama a atenção para o aumento nas doações de sangue”, disse ela.
Cleusa e portadora de um tipo raro de sangue: O negativo, por isso está sempre presente ao Hemonúcleo. “Meu tipo sanguíneo é bastante requisitado, por isso, além de doar também procuro incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.”
A advogada Tamires Soares de Souza Maioli, 30 anos, foi uma das que veio de Roncador para doar sangue, já pela segunda vez. “Já doei uma vez e sempre que possível estarei contribuindo. É uma forma de reposição de sangue de nossos irmãos de Roncador que já necessitaram receber sangue e é algo que faço com muito prazer. Considero uma satisfação poder ajudar a salvar vidas”, afirma ela, que possui o sangue A positivo.
A data
No ano de 2004 a Organização Mundial de Saúde (OMS) intitulou o dia 14 de Junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo é homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO.
Fonte: Ta Sabendo.


Postar um comentário

0 Comentários