Últimas Notícias

img4

Ministro da Agricultura e governadora do Paraná participam do Fórum de Presidentes das Cooperativas Agropecuárias na Coamo


Cerca de 200 lideranças, entre presidentes e executivos das cooperativas agropecuárias paranaenses, vão discutir estratégias para o futuro do setor, nesta quinta-feira (19/04), em Campo Mourão com a presença da diretoria da Ocepar e autoridades, como o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e a governadora do Paraná, Cida Borghetti. “Iremos tratar de temas relevantes para o ramo agropecuário, como o mercado de carnes e as negociações em andamento para ampliar a nossa participação internacional. Nós convidamos o ministro Blairo Maggi, que, juntamente com a sua equipe, vai apresentar o que está sendo realizado pelo Mapa com o objetivo de aumentar a comercialização dos produtos brasileiros. Hoje, as cooperativas do Paraná já exportam para mais de 100 países e um dos itens de grande peso em nossa pauta é a carne de frango. Mas há espaço ainda a ser conquistado, inclusive em relação à carne suína”, afirmou Ricken.

Plano Agrícola – De acordo com Ricken, haverá ainda debates sobre o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 2018/19, com a presença do secretário de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo. “Esse é outro tema de fundamental importância para as cooperativas agropecuárias. Nós já enviamos nossas propostas ao Ministério e esperamos poder contar com o apoio da pasta para que os recursos cheguem até as cooperativas e produtores rurais no momento oportuno e em condições favoráveis”, destacou.

Cida Borghetti – Na sequência, a programação do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Agropecuárias do Paraná contempla a debates com a governadora Cida Borghetti, que assumiu o cargo no último dia 6 e vai apresentar o seu plano de governo. “Temos especial interesse nas ações de governo relacionadas à produção, visto que o cooperativismo do Paraná tem investido bilhões de reais por ano em agroindústrias. Também em questões tributárias, de mercado externo e da área ambiental. Há vários assuntos ligados ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e à Adapar (Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) que nos preocupam”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. O evento do presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Marcio Lopes de Freitas e do presidente da Frencoop, deputado Osmar Serraglio.

Coamo – No evento, o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, irá apresentar o modelo adotado e os resultados alcançados pela cooperativa ao longo dos 50 anos de história.

Coletiva de imprensa – Ao final da programação da manhã, será realizada uma entrevista coletiva, às 13h10, com o ministro da Agricultura Blairo Maggi e com a governadora do Paraná, Cida Borghetti.

Da - Assessoria da Coamo/ Antonio Márcio 



Postar um comentário

0 Comentários