Por Elenilton Souza*
Muitas vezes quando ouvimos a
palavra “crédito” temos uma leve tendência a enxergar como algo arriscado ou até
mesmo um sinal de as coisas vão mal, seja para pessoa física ou jurídica. No
entanto, a lição é saber de que forma adquirir uma linha ideal que atenda às
nossas necessidades, sem comprometer o orçamento ou os planos futuros do
negócio.No caso das empresas, é preciso salientar que, se bem planejadas e
executadas, as soluções de crédito podem ser aliadas e contribuir para a
expansão do empreendimento.
O momento mais oportuno para um
empreendedor contratar um crédito é quando ele consegue prever a obtençãode um
retorno financeiro (rentabilidade) no seu negócio igual ou superior ao
desembolso em encargos que ele irá pagar pelo empréstimo contratado. Por
conta disso, não é aconselhado que se inicie um empreendimento já contraindo
dívida, pois, neste momento, os demais gastos normais no período
pré-operacional geralmente irão superar as receitas, em especial, pelo baixo
ritmo inicial de negócios. No entanto, algumas situações podem ser ponderadas
como, por exemplo, que uma eventual contratação de crédito venha com um prazo
de carência para o início dos repagamentos ou até mesmo alguma modalidade que
apresente um sistema de prestações crescentes ao longo do prazo do empréstimo.
Vale ressaltar que o crédito só será benéfico
ao empreendedor quando ele aproveitar a oportunidade para aumentar o seu volume
de vendas e, por consequência, de retorno financeiro. Com isso, o negócio
crescerá em um patamar que supere os encargos e riscos inerentes a sua contratação.
O Sicredi – instituição
financeira cooperativa que possui mais de 3,7 milhões de associados e atuação em
21 estados brasileiros – conta com um amplo portfólio de produtos de
crédito especialmente focados no público PJ. Cerca de 10% do quadro do Sicredi
é formado por PJ, sendo que 96% deste grupo são Micro ou Pequenas Empresas (MPE´s),
3,4% médias empresas e 0,6% grandes empresas. O perfil de sua carteira de crédito
hoje apresenta a seguinte distribuição: 31% são para
MPE´s, 28% são para médias e 41% são para empresas de grande porte.
Entre os produtos de curto prazo,
aqueles que dão um fôlego para o empreendedor tocar o dia a dia, uma opção
interessante é a Antecipação de Recebíveis, uma linha de crédito que tem como
objetivo dar ao empreendedor a oportunidade de transformar as suas vendas a
prazo, em geral de até 180 dias, tanto por meio de cheque, cartões e duplicatas
- para citar os mais comuns -em dinheiro na hora, em taxas médias atuais em
torno de 2,0% a.m. Outra possibilidade é o Capital de Giro, no Sicredi, por
exemplo, disponível tanto nas modalidades fixo (prestações periódicas) como
rotativo (juros mensais e saldo devedor ao final do contrato), em que o mesmo
obtém recursos por até três anos, agregando outras garantias pessoais ou reais,
de acordo com a sua disponibilidade, com taxas médias atuais em torno de 1,6%a.m.
Para as operações de longo prazo,
buscando um aumento da capacidade produtiva e/ou a melhoria dos seus
indicadores de eficiência, o destaque é para o Investimento Empresarial, que
tem comoobjetivo oferecer ao empreendedor o financiamento de um projeto de
expansão do seu negócio, com pagamentos periódicos, em um prazo de até 10 anos,
com a possibilidade de obter uma carência inicial, com taxas médias atuais em
torno de 1,30%a.m. Há ainda a linhaMáquinas e Equipamentos, cujo foco é a
aquisição ou substituição do maquinário envolvidos no processo produtivo,no
mesmo prazo de contratação, conta com
taxas médias em torno de 1,80%a.m.
Com todas essas informações, vale
a pena analisar – com a orientação adequada – quais a melhor alternativa para o
seu negócio, assim como o momento mais oportuno para a tomada de recurso.
Depois disso, é só prosperar!
*Elenilton Souza é gerente de Desenvolvimento de Crédito do Banco
Cooperativo Sicredi
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