Últimas Notícias

img4

Cianorte – Município entra para o circuito das caminhadas internacionais na natureza.


A prefeitura, o instituto Emater e a Aflotur somaram esforços com os demais parceiros municipais, regionais e estaduais  para a realização da 1ª caminhada internacional na natureza, realizada domingo 01/10, contando com a participação de mais de 900 pessoas, entre caminhantes, organizadores e lideranças de vários municípios da região.

Segundo Jairo Martins de Quadros, gerente regional do Emater de Campo Mourão que esteve apoiando o evento “A caminhada na Natureza promove a interação entre o urbano e o rural, é um esporte popular e acontece em mais de 55 países, envolvendo mais de 21 milhões de caminhantes, no Paraná existem 160 circuitos cadastrados sendo 13 na região de Campo Mourão, o circuito é aberto a todas as idades, sinalizado de acordo com normas internacionais com pontos de apoio ao longo do mesmo, proporciona ao caminhante a prática de exercício físico ao ar livre de forma segura e saudável, além de contemplar as belezas naturais, o caminhante interage com os agricultores conhecendo sua cultura e produção agrícola, o agricultor tem a oportunidade de divulgar e comercializar os seus produtos e serviços”.

Participaram da abertura o prefeito Claudemir Bongiorno, que ressaltou a importância deste evento no calendário local de turismo e disse que uma cidade com mais de 72.000 habitantes merece estar no circuito das caminhadas, o vice prefeito Alberto Nabhan deu as boas vindas aos caminhantes e acompanhou todo o percurso, já o chefe do núcleo regional da Seab Francisco Cascardo reforçou a importância da parceria institucional entre os poderes constituídos e também a sociedade civil organizada para executar um evento desta magnitude, o gerente regional do Emater de Cianorte Roberto Corredato parabenizou toda equipe envolvida e agradeceu a equipe local e regional do Emater pelo apoio ao evento, finalizando  agradeceu a presença das várias comitivas presentes.

O circuito “Rota da Pedreira” que contou com aproximadamente 9 kilometros  passando por vários atrativos sendo, cachoeiras, rios, propriedades rurais, pedreira, gruta e outros, foi organizado por Ângela Carvalho de Andrade coordenadora municipal de turismo,  com apoio do secretário Wanderley Fernandes da industria, comercio e turismo e de todas as demais secretarias municipais.
Importante a participação do tiro de guerra, Unipar, samu, corpo de bombeiros, e voluntários para condução segura do evento, grupos organizados apresentaram e comercializaram artezanatos, flores e produtos da agroindústria familiar.

A recepção dos caminhantes foi com um café colonial feito pela equipe da comunidade Bethania, após o alongamento monitorado pelos alunos do curso de educação física da Unipar teve inicio a caminhada, que contou com 4 pontos de apoio e monitoramento total por rádios comunicadores, permitindo maior segurança aso caminhantes. No encerramento foi servido o almoço preparado pela equipe da Rainha da Paz. 

A comissão organizadora antecipou convites para a segunda edição da Rota da Pedreira a ser realizada em 2018e agradeceu a presença de todos.

Fonte- Jairo Martins de Quadros- Gerente regional Emater de Campo Mourão e Roberto Corredato- Gerente regional Emater de Cianorte.







Postar um comentário

0 Comentários