Últimas Notícias

img4

Padroeiros de Roncador causam polêmica

11 de agosto de 2017


Poucas cidades no Brasil têm o privilégio de ter dois padroeiros, Roncador, marcada por tradições e influências Ucraniana, teve a honraria, através do projeto de Lei N.º10/84, instituir o segundo Feriado Municipal, o dia 06 de dezembro em comemoração ao também Padroeiro São Nicolau, contando já com o feriado do dia 29 de junho em celebração a São Pedro. Com o passar do tempo, aos poucos, a cidade ficou conhecida pelas redondezas como a cidade da Fé. E para marcar esta característica, dar as boas vindas aos visitantes e homenagear os católicos da cidade. Foi construído na entrada da cidade, pelo acesso de Iretama, as imagens de São Pedro e São Nicolau, medindo dois metros de altura feitas de fibra de vidro, elas podem ser avistadas ao alto das colunas de estilo Romano.

         Com intuito apenas de constatar a opinião pública, foi colocada neste site uma enquete com a seguinte pergunta: Retirar santos da saída de Roncador? Sim ou não? E, além disso, foi feito um convite no facebook, para que os munícipes participassem dando suas opiniões e isto foi o suficiente para que surgissem comentários diversos, uns a favor da retirada e outros não, porém de acordo com a enquete, a maioria defende a restauração e que os mesmos fiquem lá!

         Foi enviado um oficio ao executivo municipal neste 08 de agosto, onde a sugestão é que sejam retiradas as imagens dos santos localizados na saída de Iretama na cidade de Roncador. Há alegação de que os mesmos encontram-se expostos ao tempo e com o passar dos anos irão se deteriorando, porém se forem doados para as igrejas, estas poderão conservá-los.

         O vereador Amadeu Elísio dos Santos tem opinião contrária a retirada, ele defende uma melhor iluminação e talvez uma mudança para que fique um de cada lado da pista e também melhorar a sinalização e uma possível restauração dos mesmos, afirmou.


         O vereador José Aparecido da Silva (JS), mesmo fazendo parte do requerimento em questão, que segundo ele é de autoria do vereador Ivo Kuchla, mas que também é assinado pela vereadora Maria Aparecida Lopes Barroso da Silva, explica que sua preocupação principal é com a melhoria urbana do município, ele comenta o seguinte: “Existe um projeto já aprovado para a revitalização da Avenida Santo Antonio, a qual será até o portal, isto por conseqüência passara por onde se encontram os santos, local onde também deverão ter algumas alterações, inclusive a remoção dos mesmos, porém, para que os mesmos fiquem melhores, ou no mesmo local, ou em outro lugar onde possam estar melhores protegidos e bem cuidados, com melhores sinalizações e melhor visibilidade. Também requeri quebra molas placas de sinalizações até o portal, tudo isso para maior segurança dos usuários da rodovia, haja vista que houve várias batidas naquele local, com isso pretendemos evitar que possam acontecer novos acidentes, para concluir sou da opinião seguinte: Tudo que for para melhor para o município estarei de acordo e jamais contra o povo”, finaliza o vereador JS. 


Postar um comentário

0 Comentários