Últimas Notícias

img4

23 Famílias Cantuenses Receberam Casas do Programa Nacional de Habitação Rural


Na manhã desta quinta-feira, 24 de agosto, 23 famílias cantuenses receberam as chaves de suas casas do programa nacional de habitação rural, a cerimônia de entrega realizada nas dependências do sindicato dos trabalhadores rurais de Nova Cantu, contou com a presença de representantes da Cohapar, SEAB, Banco do Brasil, CMDR, Sindicatos, Emater, Vereadores, Secretários Municipais e o prefeito José Carlos Gomes, juntamente com o vice-prefeito Osni Ademir Fontana.

O prefeito comentou sobre a importância para Nova Cantu, da entrega destas habitações e destacou quanto trás de benefícios para a cidade e principalmente para quem conquistou uma casa nova, que tem refletido no rosto a felicidade de ter uma moradia nova, e também agradeceu a todos os parceiros do programa que possibilitaram essa conquista, principalmente ao governo do estado do Paraná que não tem medido esforços para trazer benefícios aos pequenos municípios.

O programa do Governo do Paraná, mediante parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, a Secretaria de Estado do Abastecimento – Seab, o Instituto Emater e as Prefeituras Municipais, de forma conjugada com o Governo Federal, através do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, vinculado ao Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, um dos maiores programas habitacionais rurais do País. 

A Cohapar se constitui na Entidade Organizadora e gestora do Programa no âmbito do Governo do Estado do Paraná e a Seab e a Emater exercem papel preponderante na operacionalização do Programa, em todos os níveis.

Participam, ainda, como parceiros na execução do Programa, a Cooperhaf, a Cresol, a Fetaep e seus Sindicatos Rurais e a Crehnor, na condição de Entidades Organizadoras e responsáveis pela contratação dos projetos junto aos agentes financeiros.

Os recursos são oriundos do Ministério das Cidades e os Gestores Operacionais e Financeiros do PNHR são os Bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal, instituições responsáveis pelo repasse dos recursos e a contratação das moradias rurais. 

As atribuições, da Seab/Emater envolvem apoiar na divulgação do Programa, na escolha dos Municípios e seleção dos beneficiários, na coleta da documentação pessoal e de posse da áreas/glebas rurais, obtenção do ponto georreferenciado do local onde serão construídas as moradias, elaboração do croqui de acesso das moradias e apoio na elaboração e execução dos trabalhos e técnicos sociais de apoio às famílias beneficiadas.

O principal objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida da população do meio rural, viabilizando a aquisição de moradias dignas e sustentáveis, estimulando a agricultura familiar e diminuindo o êxodo para a área urbana.


Postar um comentário

0 Comentários