Últimas Notícias

img4

Emater promove curso de olericultura orgânica em Luiziana


A unidade local do instituto Emater iniciou em  parceria com a Prefeitura  o curso denominado Hortimais promovido pelo Senar com apoio da Universidade Federal do Paraná, o curso  é dividido em 12 módulos  de 40 horas cada, totalizando 480 horas aula, sendo que o primeiro será realizado nos meses de julho e agosto de 2017.

O objetivo do curso é de capacitar os participantes para implantar as boas práticas agrícolas, produzindo alimentos seguros e com rastreabilidade.

O evento partiu de uma demanda  por parte dos produtores para atender ao fornecimento de produtos para o PNAE( programa  Nacional de Merenda Escolar ) e por uma demanda do Ministério Publico, visando o uso de agrotóxicos nas imediações da cidade, considerando a existência de produtores  moradores da Vila Rural e de pequenos produtores que cultivam grãos ao redor da cidade.

Segundo a responsável local pelo Emater engenheira agrônoma  Laura H. G da Silva o curso procura incentivar os produtores rurais a adotarem um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto  e garantir a sustentabilidade social e econômica desses agricultores envolvidos  no processo. “É nossa função como técnicos encontrar soluções e apresentar à estas famílias de trabalhadores as melhores alternativas para produzirem e permanecerem no campo”.

Participam do evento 14 pequenos agricultores de Luiziana, moradores da Vila rural e produtores que possuem propriedades que margeiam a cidade.

O programa está dividido em módulos que serão implementados conforme a disponibilidade dos participantes e agendados instrutores, a expectativa e unir a teoria a pratica e concluir  todos os módulos até o final do ano de 2018.

Os temas a serem tratados são: 1) Implantação de boas praticas agrícolas, 2) Planejamento da produção, do plantio á comercialização, 3) Caracterização e conservação de solos, 4) Nutrição de olerícolas, 5) Qualidade da água, Métodos e manejo da irrigação, 6) pragas e inimigos naturais, 7) Identificação e controle de doenças, 8) Controle biológico de pragas, 9) Cultivo em ambiente protegido, 10) Cultivo hidropônico, 11) Cultivo de minitomates em ambiente protegido, 12) Colheita e pós colheita e gestão de custos.

Espera- se com a conclusão deste curso um substancial aumento na produção municipal, com melhoria na qualidade dos produtos, maior agregação de valor e renda e melhor qualidade de vida para os consumidores e produtores.


Fonte- Engenheira agrônoma  Laura H. G da Silva, unidade local Emater de Luiziana.

Olericultura:

olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. A olericultura é normalmente de ciclo curto e com tratos culturais intensivos. olericultura é diferente de horticultura, uma das características da olericultura é um uso intensivo dos fatores de produção.


Postar um comentário

0 Comentários