Últimas Notícias

img4

Curso de Medicina deverá ter seu início no próximo ano em C. Mourão


Se dizendo muito feliz com a visita que fez a Campo Mourão e com a integração que observou entre a prefeitura- através da secretaria municipal de saúde e a Faculdade Integrado para implantação do curso de medicina, o médico avaliador do Ministério da Educação João Bizário encerrou a visita que teve a finalidade de verificar e avaliar a estruturação do curso pelo Programa Federal Mais Médicos. Bizário estava acompanhado de Júlio Croda, também do MEC, e desde quinta-feira se reuniram com a instituição de ensino, médicos da rede pública, visitaram hospitais credenciados pelo SUS e percorreram Unidades de Saúde.

O avaliador acredita ainda será possível à Faculdade Integrado cumprir o prazo de iniciar o curso em fevereiro de 2018. “Acredito que, se as coisas andarem no ritmo que vimos, será possível o início do curso de medicina. E, em 2018 voltamos com o monitoramento que deve ser feito ano a ano desde a implantação. E, para início do curso e das ações previstas estamos bem satisfeitos”, ressaltou.

Na etapa final da visita, nesta sexta-feira pela manhã os avaliadores acompanhados da secretária de Saúde Rosemeire Martelo, do vereador Edson Batilani, do diretor do Integrado Pedro Montans Baer, e do coordenador do Curso Edson Michalkiewicz, entre outros, visitaram as unidades de saúde dos jardins Paulista, Tropical e Avelino Piacentini.

Na UBS do Jardim Tropical (foto) ouviram da coordenadora Solange Crato que a entrada de alunos e médicos residentes nas equipes de atendimentos da Rede Municipal de Saúde, como as UBS e Programa Saúde da Família virá contribuir muito com a resolutividade dos serviços prestados à comunidade. “Já estamos alinhados com esta novidade e muito empolgados para as melhorias que estão por vir em 2018”, salientou a enfermeira responsável pelo PSF desta Unidade, Samila Bellato.

Bizário destacou na visita que as ações de integração que estão sendo realizadas, sendo planejadas em conjunto atendem diretamente ao objetivo dos cursos vinculados ao Programa Mais médicos, e que realmente colaboram para desenvolver a saúde nos locais onde foram mapeados. “O que mais me chamou a atenção é como esta articulação do ensino, serviços e a comunidade está acontecendo em prol da melhoria das necessidades de saúde da população. Há uma proposta clara de levar isto para equipes de saúde, com os estudantes nas equipes já dentro das UBS e compromisso do desenvolvimento profissional e com a resolutividade de cada equipamento de saúde”, defendeu.

Fonte: CRN1

Postar um comentário

0 Comentários