Últimas Notícias

img4

Ubiratã- Seminário Controle de Pragas e Doenças na Cultura da Soja


O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER realizou em 11/05 na câmara de vereadores o Seminário Controle de Pragas e Doenças na Cultura da Soja para apresentar os trabalhos de uso de boas práticas agrícolas, tecnologias e sustentabilidade para produção de grãos de forma rentável e econômica.

Participaram o gerente regional do Emater Jairo Martins de Quadros, o gerente da cooperativa Integrada Mario Sergio Bedeu, representante da cooperativa Coagru Anderson Ivatiuk Mazur, o presidente do CMDRS- conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável Ademur Maciel, a presidente do sindicato dos trabalhadores rurais e delegada sindical Cleosinete Prates de Novaes e o representante da Sicredi Lucas Frizzon, técnicos de cooperativas e iniciativa privada e produtores rurais, totalizando aproximadamente 80 pessoas, sendo a maioria assistidos pela chamada de publica de sustentabilidade.

O Gerente regional do Emater comentou na abertura a importância do evento principalmente em época de preços baixos da soja, quando se precisa reduzir os custos de produção e também reduzir os problemas de resistência de pragas e doenças da cultura.
A primeira parte apresentou os resultados de manejo integrado de pragas – MIP na região de Campo Mourão e foi conduzida por Sandro Cesar Albrecht, coordenador regional do projeto grãos pelo Emater.

Logo após o coordenador estadual do projeto grãos pelo Emater Dr. Nelson Harger apresentou os resultados estaduais em  MIP-Manejo integrado de pragas. Fechando a primeira parte do seminário o Engenheiro agrônomo Luiz Carlos de Castro do Emater de Faxinal apresentou um relato de caso exitoso em manejo pragas em uma média propriedade.

Na parte da tarde a primeira palestra foi Percevejos Resistentes à Inseticidas e estratégias de controle conduzida pelo Dr. Adeney de Freitas Bueno –  Pesquisador da Embrapa, tema muito debatido entre ele e os participantes visto ser atual e preocupante na região.
Encerrando as palestras foi tratado a Resistência da Ferrugem Asiática à Fungicidas e estratégias de controle conduzida pela Dra. Claudine Dinali Santos Seixas – Pesquisadora da Embrapa, houve bastante sinergia entre os participantes pela relevância do tema.
No encerramento o gerente regional agradeceu a presença de todos, o apoio das cooperativas Coagru e Integrada, do Sicredi e da Embrapa e parabenizou a equipe Local pelo seminário realizado.

Fonte- Unidade Local de Ubiratã.
Apoio- Área de comunicação eventos e marketing da unidade regional do Emater de Campo Mourão.






Postar um comentário

0 Comentários