Últimas Notícias

img4

Prefeitos e prefeitas de 05 municípios reúnem-se em Roncador

A intenção dos gestores é a de somar forças e representatividade


         No período da manhã desta sexta-feira (10), reuniram-se no gabinete da prefeita municipal de Roncador, os prefeitos de 05 municípios, sendo eles: prefeito de Mato Rico Marcel J. Mendes, de Nova Cantu José Carlos, de Altamira do Paraná Elza Aguiar, de Iretama Wilson Carlos de Assis e a anfitriã Marília P. Bento Gonçalves. Além dos prefeitos estiveram presentes o vice-prefeito de Roncador, Mario Ciro Choptian, os presidentes das Câmaras Municipais de Roncador, Antonio Martins e de Iretama, Pedro Spedo, além dos secretários da agricultura dos municípios de Nova Cantu, Roncador e de Iretama, e, ainda, Elielton Rocha Dziubate, representando o meio ambiente de Iretama e os advogados Audio Ciupa e Antonio Marcos Rosa e a secretaria da fazenda do município de Roncador Irene Iurkiv.

             A prefeita Marilia P. Bento Gonçalves, deu boas vindas a todos e disse ser uma alegria recebe-los em seu gabinete, o qual estará sempre de portas abertas quando for necessário. Em seguida passou a palavra a ClaudiomarCasalvara, representante da CCM Ambiental, que falou sobre ITR e ICMS Ecológico.

         Foram discutidos vários assuntos de interesses de todos os municípios, tais como o ITR, ICMS Ecológico, Patrulha Rural Mecanizada, piscicultura, entre outros que são corriqueiros na vida dos municípios. Após debaterem sobre os referidos temas, os prefeitos presentes marcaram uma nova reunião que acontecerá no dia 17 de fevereiro em Pitanga no Produshow. Um dos temas mais debatidos na reunião foi o ICMS Ecológico tendo como exemplo o município de Mato Rico, que possui três unidades de conservação e assim, o prefeito Marcel J. Mendes discorreu sobre o assunto do qual possui um vasto conhecimento. 

         Além dos assuntos abordados, o secretário de agricultura de Roncador Douglas Kovalek, apresentou um projeto sobre piscicultura, que deverá ser desenvolvido nos municípios parceiros e a proposta inicial é fazer a aquisição de um Abatedouro Móvel (caminhão), através de incentivo do estado, juntamente com os municípios participantes do projeto.  “É importante que os pequenos produtores rurais tenham uma alternativa de renda a mais, a piscicultura proporciona um ganho extra em pequeno espaço de produção e pode ser realizado pela própria família, após o projeto estar em andamento a secretaria de agricultura dará todo suporte necessário para que os produtores possam produzir e agregar valor em sua renda”, conclui Kovalek.

         A sugestão da reunião partiu do prefeito de Iretama Wilson Carlos de Assis, que segundo ele, os municípios tem muita coisa em comum e isto, apenas soma, afirmou. “No que depender de nós, estaremos sempre nos reunindo para obter sempre melhores informações e somarmos forças”, destacou. 





Postar um comentário

0 Comentários