Últimas Notícias

img4

PARAJAPS 2016 CONTARÁ COM 1,8 MIL ATLETAS E 15 MODALIDADES

O secretário do Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabricio, participou nesta sexta-feira (04 de novembro) no Centro de Referência, Qualidade de Vida e Movimento de reunião com representantes das regionais e da prefeitura de Curitiba para organizar os Jogos Abertos Paradesportivos (Parajaps), que serão realizados entre os dias 02 e 06 de dezembro. 
O evento que vai para a 5ª edição vai reunir 1,8 mil atletas de 40 municípios, sendo o maior em participação de concorrentes até o momento. Em 2015, promovido também em Curitiba, o Parajaps contou com 1,1 mil participantes de 35 municípios. 
Neste ano serão 15 modalidades esportivas, como atletismo, parabadminton, handebol em cadeira de rodas, natação, basquete em cadeira de rodas, paracanoagem, tênis de mesa e outras. O local será a Universidade Positivo. 
Na ocasião, o secretário Douglas avaliou o crescimento do paradesporto brasileiro e paranaense em 2016. Segundo ele, os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro impulsionaram a prática e despertaram a sociedade para o esporte entre pessoas portadoras de deficiências.
“Vamos fechar o ano com um belo evento. Neste ano, o paradesporto surpreendeu. Teremos mais investimentos. Acompanhamos os Jogos Paralímpicos de perto. Nossos atletas fizeram bonito. No futebol de 5, por exemplo, conquistamos ouro e na bocha, nosso atleta Marcelo dos Santos nos trouxe a prata. E não é só. A participação de nossos atletas envolveu as pessoas. Nosso esforço para conseguirmos a valorização do paradesporto não foi em vão”, disse Douglas Fabricio, que citou o fato de 16 paratletas do programa de bolsas Talento Olímpico do Paraná terem participado dos Jogos Paralímpicos. Em 2016, uma delegação de 33 atletas paranaenses do TOP participou dos jogos (Olímpicos e Paralímpicos). Ao todo, o Paraná tem 1.600 bolsistas entre atletas escolares e de rendimento.
O coordenador do paradesporto no Paraná, Mário Sérgio Fontes, enfatizou o apoio do governo aos paratletas. “Agradecemos nossos dirigentes que se dedicam. É perceptível o reconhecimento dos governantes e da sociedade pelo paradesporto como realidade e direito do cidadão com deficiência”. 
Já para o governador Beto Richa, os paratletas devem ter apoio para ampliar sua atividade. “Eles são grande exemplo para toda a sociedade. O governo do estado é parceiro do paradesporto paranaense. E além de tudo, o esporte educa, disciplina e socializa”.

Postar um comentário

0 Comentários