Últimas Notícias

img4

Credicoamo contrata 12,7% da área agrícola segurada no Brasil

Na área de ação no PR, SC e MS, percentual supera os 40% e beneficia milhares de associados 


Segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2015, a Credicoamo Crédito Rural Cooperativa foi responsável pela contratação de 12,7% da área agrícola segurada no Brasil. No país foram contratados somando-se todas as culturas quase 3 milhões de hectares. Nas regiões onde atua o volume de área segurada contratada pela Credicoamo apresenta-se uma excelente participação da cooperativa de crédito dos associados da Coamo. No Estado do Paraná a área segurada de soja pela Credicoamo corresponde a 52%, no Mato Grosso do Sul é de 48% e em Santa Catarina, 40%.

A Credicoamo disponibiliza por meio de parcerias com seguradoras credenciadas quatro modalidades de seguro agrícola. A primeira é comum às seguradoras do mercado e utiliza como referência de produtividade para as indenizações, um percentual da produtividade média de cada município apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As outras modalidades são exclusivas da Credicoamo e o diferencial em relação ao mercado é por serem mais adequadas à realidade do associado: seguro produtividade e seguro receita. O seguro produtividade toma por base a média histórica do próprio produtor, o que representa uma média maior que os padrões do IBGE. Essa opção baseia-se na média de produtividade que o cooperado entrega na Coamo, nos últimos cinco anos.

Já o seguro receita, é uma novidade que a Credicoamo trouxe seguindo os moldes dos Estados Unidos. O seguro receita cobre a perda de receita provocada pela combinação da produção colhida e o preço médio de comercialização com base na Bolsa de Chicago. E a outra forma de seguro é o que contempla granizo + geada e utilizada para cobertura nas lavouras de inverno.

A Credicoamo tem trabalhado para inovar com relação as modalidades de seguros ofertadas. Devido a solidez da Coamo e da Credicoamo, seguradoras de outros países tem confiado e expandido esses seguros no Brasil. O presidente da Credicoamo e Coamo, José Aroldo Gallassini, ressalta que a cooperativa disponibiliza o seguro para todos os associados e que o produtor precisa incluir o seguro como um insumo, algo necessário para a garantia das produtividades. “O cooperado precisa aderir a cultura de adquirir seguros. Quanto mais contratarem mais condições teremos para aprimorar as modalidades”, explica.

Assim, sem burocracia e adequado à realidade de cada cooperado, a Credicoamo está na vanguarda do seguro agrícola no Brasil. A cooperativa trabalha lado a lado com o associado, desde o planejamento e financiamento dos recursos para o custeio da safra. Gallassini diz também, que na Credicoamo, mais de 98% dos projetos de custeio financiados estão amparados com o seguro agrícola, o que traz tranquilidade ao quadro de cooperados, pois, em ano de La Niña tudo pode acontecer, e assim cooperados poderão, no caso de frustração contar com esse recurso.

Postar um comentário

0 Comentários