Últimas Notícias

img4

Cohapar propõe melhorias no sistema habitacional junto ao Governo Federal‏



O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, esteve em Brasília, na quarta-feira (30) onde se reuniu com a Secretária Nacional de Habitação, Maria Henriqueta Alves, e com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para discutir melhorias no sistema habitacional e também para tratar da retomada de pagamentos de obras.
Uma das propostas apresentadas à Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, foi a criação de um novo modelo de atuação das Cohab’s junto ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também a revisão dos programas de moradias urbanas com recursos do FGTS para priorizar municípios com menos de 50 mil habitantes.
O FGTS hoje é a melhor fonte de recursos para programas habitacionais, mas precisamos pensar nos pequenos municípios e destinar parte deste dinheiro para estas cidades, pois elas têm menos estrutura para atender as famílias que mais precisam de moradias”, afirmou o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion.
Ainda no Ministério das Cidades, Lupion discutiu sobre a retomada dos pagamentos de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). “Temos algumas obras paralisadas por falta de repasse do Governo Federal e a população aguarda ansiosa pela retomada das obras. o Estado não consegue arcar com todos esses repasses e por isso viemos trazer estas sugestões para que possamos retomar o quanto antes estas obras”, afirmou.
Na reunião na CAIXA, foi tratado um novo modelo de gestão para agilizar a contratação dos projetos habitacionais. “Queremos destravar ao máximo o processo de contratação para que as famílias tenham acesso à casa própria”, ressaltou Lupion.
O diretor Administrativo-Financeiro da Cohapar, Geraldo Melo Filho, acompanhou as reuniões. O vice-presidente de Habitação da CAIXA também esteve presente.

Postar um comentário

0 Comentários