Últimas Notícias

img4

Luiziana antecipa campanha de controle de Formigas Cortadeiras



A ocorrência de formigas cortadeiras no município nos últimos anos vem merecendo atenção por parte dos profissionais da extensão rural pelo aumento no número de reclamações feitas principalmente por proprietários de pequenas áreas localizadas próxima a sede do município e na zona urbana.

Apesar de a campanha estadual ser na segunda quinzena de julho, orientações e ações já vêm sendo realizadas através cursos  (teóricos e práticos), reuniões técnicas e práticas, entrega de folder, Campanha – Plante Seu Futuro, visitas técnicas nas propriedades, as ações são realizadas em parceria Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura.

 O objetivo é manter sua incidência a ponto de não causar danos econômicos,
Dando sequencia aos trabalhos, foi realizado no último dia 14 de junho, palestra com a participação de 43 produtores rurais acompanhados nas Unidades de Produção Familiar – UPF’s para capacitação, transferência de informações sobre as ações necessárias para o controle da formiga cortadeira. A palestra foi proferida pelo extensionista de Boa Esperança, Gilson Martins.

A orientação foi de manter uma postura de constante vigilância quanto ao aparecimento de novos formigueiros, efetuando sempre o controle nas fases iniciais de desenvolvimentos dos sauveiros, quando da eficiência dos métodos de controle disponíveis bastante aumentados.


Também foi orientada a observação de ocorrência de formigueiros em propriedades vizinhas, bem como a adoção de medidas de controle integradas entre todas as propriedades envolvidas e com incidência de praga, legislação e fiscalização o que reduzirá grandemente o potencial e alastramento da praga.


Fonte: Laura Helena Goulart da Silva – Responsável local- Instituto Emater de Luiziana. Fone (44)-3571-1100. E-mail: luiziana@emater.pr.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários