Secretários de estado e representantes de municípios debatem o revezamento da Tocha Olímpica

Secretários de estado, representantes de municípios paranaenses que participarão do revezamento da Tocha Olímpica, e demais órgãos do governo realizaram reunião nesta quarta-feira (04 de maio) para debater assuntos relacionados a este importante fato esportivo. O encontro realizado no Palácio Iguaçu foi organizado pelas Secretarias do Esporte e do Turismo e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Além das discussões sobre segurança e a rota da tocha, os participantes ainda mencionaram as oportunidades nas áreas da cultura, turismo, educação e meio ambiente.

Participaram da reunião a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, o secretário do Esporte e Turismo, deputado Douglas Fabricio, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo José Soavinski, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o secretário de Comunicação Social, Paulino Viapiana, o secretário da Cultura, João Luiz Fiani, a secretaria da Educação, Ana Seres Trento Comin, o secretário de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, o major Adilson, representando a secretaria de Segurança Pública, o coordenador da Sanepar, Mario Celso Cunha, o diretor de comunicação da Copel, Paulo Krauss, o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, e prefeitos, secretários municipais de esporte, de trânsito e outras áreas.

Para a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, a passagem da tocha pelas 22 cidades paranaenses é uma oportunidade única para o estado mostrar suas riquezas ao mundo. “É uma honra e um orgulho para as nossas cidades que foram escolhidas. É a chance de municípios como Realeza, Pato Branco, Maringá, Campo Mourão e outros mostrarem o que tem de melhor. É marketing positivo para vender a boa imagem do Paraná. Um estado diferente da nação brasileira, com suas riquezas naturais. O Paraná é referência na agricultura, no esporte e no turismo”, disse.

O secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabricio, enfatizou que os sete dias de permanência da tocha no Paraná devem ser aproveitados da melhor maneira. “O governador Beto Richa deseja que a tocha tenha a melhor receptividade possível. Talvez não possamos presenciar este acontecimento histórico novamente. Esta reunião tem a intenção de integrar todos estes municípios e colocar o governo à disposição”.

De acordo com o secretário, o Brasil receberá 10.500 atletas que vão disputar 42 modalidades, mais de 30 mil jornalistas e 500 mil turistas. “São apenas alguns números para expor o potencial turístico deste grande evento”.

Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo José Soavinski, argumentou que o evento é uma ótima vitrine para expor os parques e atrativos ambientais do estado. “Os municípios têm que pensar em como estão seus parques. Eles estarão expostos ao mundo. Já foi definido que a tocha vai passar pelo Parque Nacional do Iguaçu e no Parque de Vila Velha. São dois ícones do nosso estado. Mas outros podem promover eventos”, afirmou.

A secretaria de Educação, Ana Seres Trento, entende que as escolas estaduais e municipais podem aproveitar a presença da Tocha para despertar o espirito olímpico nos alunos. “Nos dias que antecedem a passagem, as escolas podem realizar eventos com seus alunos. Isto valoriza o fato e a cultura”.

O secretário de Esporte de Campo Mourão, Carlos Gabriel Zanatta, achou a reunião muito produtiva para que o município ofereça as condições adequadas para presenciar a vinda da tocha. “Pudemos agregar boas ideias. Nosso município ainda está caminhando para organizar o evento. Vamos utilizar estas sugestões para as áreas da cultura e educação. Vamos providenciar para ter uma boa passagem da tocha olímpica. E aproveitar para divulgar nossa riqueza e gastronomia, como o prato típico do carneiro no buraco, por exemplo”.

O diretor presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, manifestou satisfação com a realização da reunião entre secretários de estado e representantes dos municípios do revezamento da Tocha. “Conseguimos começar a somar os comitês locais para organizar o Paraná como uma vitrine para o mundo. Vamos continuar nos reunindo para daqui dois meses conseguir exibir o Paraná como deve ser feito”.

Rota da Tocha

A tocha olímpica chega ao Paraná no dia 28 de junho. A primeira parada é em Londrina onde vai pernoitar. No dia 29 ela segue para Arapongas, Maringá, Campo Mourão e vai passar a noite em Cascavel. No dia 30, o revezamento continua por Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até Foz do Iguaçu. No dia 2 de julho, o percurso é retomado em Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, onde vai pernoitar.

Após seguir para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a tocha retorna ao Paraná por São José dos Pinhais no dia 14 de julho e segue para Curitiba. No dias 15, o revezamento é em Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo e Ponta Grossa (pernoite), fechando no dia 16 em Castro.
Compartilhe no Google+

Você e Região

Noticiando e informando com responsabilidade.

"Procure olhar com os olhos de sua alma e verás nas coisas simples grandes valores."
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Março
05 a 11 Farmácia Pague Menos
12 a 18 Farmácia Santa Clara
19 a 25 Farmácia Imperial
26 a 01 de Abr Farmácia Drogafarma

Abril
02 a 08 Farmácia São Marcos
09 a 15 Farmácia Pague Menos
16 a 22 Farmácia Santa Clara
23 a 29 Farmácia Imperial
30 a 06 de Maio Farmácia Drogafarma

Maio
07 a 13 Farmácia São Marcos
14 a 20 Farmácia Pague Menos
21 a 27 Farmácia Santa Clara
28 a 03 de Jun Farmácia Imperial
Junho
04 a 10 Farmácia Drogafarma
11 a 17 Farmácia São Marcos
18 a 24 Farmácia Pague Menos
25 a 01 de Jul Farmácia Santa Clara

Julho
02 a 08 farmacia imperial
09 a 15 farmacia drogafarma
16 a 22 farmacia sao marcos
23 a 29 farmacia pague menos
30 a 05 de Ago farmacia santa clara

Agosto
06 a 12 Farmácia Imperial
13 a 19 Farmácia Drogafarma
20 a 26 Farmácia São Marcos
27 a 02 de Set Farmácia Pague Menos
Setembro
03 a 09 Farmácia santa clara
10 a 16 Farmácia imperial
17 a 23 Farmácia drogafarma
24 a 30 Farmácia sao marcos
Outubro
01 a 07 Farmácia Pague Menos
08 a 14 Farmácia Santa Clara
15 a 21 Farmácia Imperial
22 a 28 Farmácia Drogafarma
29 a 04 de Nov Farmácia São Marcos
Novembro
05 a 11 Farmácia Pague Menos
12 a 18 Farmácia Santa Clara
19 a 25 Farmácia Imperial
26 a 02 de Dez Farmácia Drogafarma
Dezembro
03 a 09 Farmácia São Marcos
10 a 16 Farmácia Pague Menos
17 a 23 Farmácia Santa Clara
24 a 30 Farmácia Imperial

31 a 06 de janeiro de 2017 - Farmácia Drogafarma