Assim como em todo Brasil, em Roncador não foi diferente, nesta quinta-feira, (26), fieis da comunidade ucraniana da Paróquia São Nicolau e também da Paróquia São Pedro, não mediram esforços para decorar trechos das ruas para a realização da tradicional procissão de Corpus Christi.

Desde a madrugada, fieis já estavam nas ruas arrumando flores, desenhando, deixando tudo pronto para o momento das procissões, que pela manhã foi realizada pela comunidade ucraniana e no período da tarde pela comunidade latina de Roncador.

Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

Saiba sobre Corpus Christi:

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo."