Últimas Notícias

img4

Tradição ucraniana se mantém viva na Páscoa em Roncador



A tradição ucraniana não ficou para trás em Roncador, no Paraná, nesta Páscoa, onde costumes milenares nunca são esquecidos, principalmente nesta época, em que as famílias aproveitam a oportunidade para adotar novamente hábitos predominantes entre os ucranianos no período pascal, valorizando principalmente o aspecto religioso. O município conta com 800 famílias descendentes de ucranianos, ou seja, descendentes de imigrantes vindos da Ucrânia, país antigamente componente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e que hoje, independente, tem papel importante no continente europeu.

Na residência de Elvira Slobodjan, em Roncador, a tradição é mantida há mais de 50 anos, quando se reúnem amigos e familiares para celebrar o Domingo de Páscoa. Na manhã de domingo, é servido um café com todos os alimentos benzidos aos presentes.

Vinte dias antes da comemoração da Páscoa, todos os membros das famílias que cultivam as tradições milenares começam a riscar os ovos, ou seja, as "pêssankas", que simbolizam a vida, a saúde e a prosperidade. Uma semana antes é iniciado o trabalho de pintura, cuja tinta utilizada passa por um processo de cozimento para posteriormente se tornar esta incrível obra de arte, para que as famílias possam apreciar. Devido às dificuldades do passado, principalmente financeiras, em vez de ovos de páscoa, os ucranianos presenteavam as pessoas da família ou amigos com as próprias "pêssankas", como um símbolo tradicional de suas origens.

Durante toda a semana santa, os ucranianos do rito católico não consomem nenhum tipo de carne, participando de inúmeras celebrações religiosas. No sábado, durante a missa da ressurreição, alimentos são benzidos, ou bentos, para ser consumidos no "Domingo de Páscoa" em especial no já tradicional café da manhã. Na oportunidade, são consumidos apenas os alimentos benzidos e antes de serem servidos, é feita uma oração onde todos os presentes participam. Após a oração, a anfitriã ou o anfitrião, servem pedaços de ovos cozidos que significam vida nova a todos os presentes, quando pronuncia a seguinte frase: "xpectoc bockpec" cuja pronuncia é "xrestós voscrés", que significa "Jesus Ressuscitou" na língua portuguesa. Quando a pessoa recebe o pedaço de alimento, ela responde dizendo "boicteno bockpec", cuja pronúncia é "voisteno voscrés" que significa "Verdadeiramente ressuscitou" na língua portuguesa.

Os ucranianos em Roncador - Dentre as diversas famílias em Roncador, estão Slobodjan, Onesko, Puretz, Labiak, Renchuk, Zavadoski, Kovalek, Vogivoda, Gluchak, Salcovski, Isizuk, Semiguem, Daciuk, Korpan, Bodnar, Kalinoski, Ciota, entre diversas outras famílias, que através da cultura, da religião e dos costumes e tradições familiares, conseguiram inserir nessa região paranaense todas as características que são próprias dessa colonização.

A chegada dos descendentes a região já citada remonta a década de 1930. Nesse ínterim, os imigrantes ucranianos e seus descendentes deixaram impressos os traços de sua cultura, como tradições, costumes e arquitetura, estando visivelmente estampados na paisagem do município. Um dos principais símbolos da presença ucraniana em Roncador é a Paróquia São Nicolau, onde são desenvolvidas as atividades religiosas dos descendentes.

A Ucrânia - A Ucrânia é um país da Europa Oriental. Faz fronteira a norte com a Bielorrússia, a norte e a leste com a Rússia, a sul com o Mar de Azov e o Mar Negro, e a oeste com a Romênia, a Moldávia, a Hungria, a Eslováquia e a Polônia. Sua capital é Kiev, maior cidade do país em população.

O atual território da Ucrânia foi, pelo menos desde o século IX, o centro da civilização eslava oriental que veio a formar a Rússia Kievana, antecessor da Rússia, da Ucrânia e da Bielorrússia. Ao longo dos séculos seguintes, a região foi partilhada entre as potências regionais. Após um período de independência (1917-1921) em seguida à Revolução Russa, a Ucrânia tornou-se em 1922 uma das Repúblicas Soviéticas fundadoras da URSS. O território da República Socialista Soviética da Ucrânia foi ampliado na direção oeste após a Segunda Guerra Mundial e, novamente, em 1954, com a transferência da Criméia.

A Ucrânia ganhou sua independência após o colapso da União Soviética em 1991, tornando-se um Estado soberano. Sua população é de 45.939.820 habitantes e sua área de 603.628 km². Sua moeda é o Hryvnia.







Postar um comentário

0 Comentários