Últimas Notícias

img4

Domingo de Ramos mais uma vez é comemorado em Roncador


Neste domingo 20 de março de 2016, os cristãos roncadorenses também comemoraram esta data tão importante do calendário religioso que é o Domingo de Ramos. Fiéis das Paróquias São Nicolau (Ucraniana), e também da Paróquia São Pedro, levaram seus ramos para benção. No domingo pela manhã houve uma procissão, a qual teve início na Capela Nossa Senhora do Carmo, seguindo até a Matriz São Pedro, onde foi celebrada a Santa Missa com benção dos ramos pelo Pároco José Gonçalves de Almeida, na Paróquia São Nicolau também no domingo de manhã, foi celebrada a Santa Missa com a benção de ramos pelo Pároco Geraldo Daciuk.

Origem:

Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19).

Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

Ocidente:

A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz.

Em algumas cidades históricas como Ouro Preto, Pirenópolis, Resende Costa e São João Del Rei, esta procissão é acompanhada de banda de música. Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de caráter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume.

O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intensamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.

Em muitas igrejas, as folhas de palmeira são guardadas para serem queimadas na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte. A Igreja Católica considera as folhas abençoadas como sagradas.











Postar um comentário

0 Comentários