Últimas Notícias

img4

Capacitação dos Conselheiros Municipais de Saúde em Roncador


Neste sábado (19), no UniCesumar – Polo de Roncador, foi realizado curso de capacitação - 1º e 2º módulo, conduzido em sala de aula pela Facilitadora Suzeli da Silva Amici, de Terra Boa, participaram na oportunidade membros dos conselhos de três municípios: Roncador, Iretama e Luiziana.

A Capacitação dos conselheiros municipais de Saúde é um projeto do governo do estado, com parceria com o Conselho Estadual e Escola de saúde pública, que está na terceira capacitação, onde foi dividido por regiões, e que abrange todo o estado do Paraná.
É um projeto que vem para preparar os conselheiros de saúde para atuar com mais efetividade, ele é composto por quatro módulos, num total de 136 horas, que iniciou dia 05 de Março de 2016 e os módulos são: Módulo 1 - Saúde e Cidadania, Módulo 2 - Políticas de Saúde, Módulo 3 - Programa de Inclusão Digital e Módulo 4 - Gestão de Controle Social. Esta Capacitação é gratuita, e a prefeitura fornece o transporte e alimentação para os participantes, através de recursos financeiros que participam do conselho de saúde e pode ser designado para a preparação dos membros do COMUS (Conselho municipal de saúde). É de extrema importância esse treinamento, pois, o conselheiro vai ter acesso às informações pertinentes a saúde, o funcionamento, as leis, entre outras inúmeras funções que o Membro do CMS deve saber.

Em Roncador, Robson Ricardo de França (Robinho) atua no CMS – Conselho Municipal de Saúde como presidente e Luiz Cesar de Andrade (Zico) como vice-presidente. “Fazemos esse trabalho voluntário, junto com mais dez membros inscritos nesse curso, estamos buscando entender o complexo processo de Saúde, para assim estarmos aptos a ajudar o SUS e para ser executado na sua plenitude, representando cada um o seu segmento e levar as informações a população, para que o município, o estado e a nação seja bem atendida e tenha saúde. Não é fácil deixar o tempo livre para estar no sábado o dia todo estudando para realizar um trabalho voluntário, porém, acreditamos que podemos contribuir para o crescimento e desenvolvimento da saúde, fazendo nossa parte como cidadão e membro do Conselho municipal de saúde e deixo aqui o convite para todos os interessados a fazer parte das nossas reuniões que acontecem todas as últimas sextas-feiras as 8h30 na secretaria municipal de saúde, e conhecer mais sobre a capacitação e o CMS. Deus abençoe a todos em nome do conselho municipal de saúde”, finalizou o presidente.

A Diretora Municipal de Saúde de Roncador Raquel Dziubate Siminoski, colocou que esta Capacitação é um grande passo para todos os conselheiros Municipais de Saúde, pois através dela teremos mais formação e conhecimento para desenvolver nossas atribuições como conselheiros, sabendo quais são os direitos e principalmente os deveres enquanto Conselheiros Municipais de Saúde, explicou. Raquel aproveitou o momento para agradecer a senhora Cecília Vojivoda que cedeu o espaço do CEPED, pólo UniCesumar para que se realizasse a capacitação, é muito importante esta parceira e com certeza fortalece muito nosso município. Agradeceu também a prefeita municipal Marília Perotta B. Gonçalves por todo o apoio e disposição envolvida para que Roncador pudesse participar e também e neste dia sediar este evento, concluiu.







Postar um comentário

0 Comentários